Corpus absconditum: imagens do Oriente e ideologia na representação do corpo feminino na imprensa
DOI:
https://doi.org/10.15448/1980-3729.2011.3.10378Palavras-chave:
Comunicação, corpo feminino, islamismoResumo
Em 11 de outubro de 2010 foi aprovada na França uma lei que proíbe o uso de vestimentas que cubram integralmente o rosto, impedindo o reconhecimento do indivíduo, o que afetou diretamente o costume islâmico de vestir a burqa ou o niqab. Tal decisão provocou intenso debate na mídia internacional do mesmo modo que suscitou discussões sobre o lugar do corpo na religião e na cultura. A partir do conceito de orientalismo de Edward Said, este trabalho compara duas formas de representação do corpo intensamente mobilizadas pela imprensa ocidental. Assim, este artigo aborda a negação da visibilidade do corpo feminino na cultura islâmica e sua redução a determinados estereótipos em contraste com a superexposição corporal da mulher ocidental. Além dos aspectos culturais e religiosos que distanciam ambas as representações, este trabalho propõe que a intolerância ocidental diante do corpus absconditum advém do valor de visibilidade propagado pela sociedade midiática do Ocidente, particularmente pela imprensa.Downloads
Referências
BARBA, Mariana Della. Estilista belga lança coleção de véus islâmicos modernos. In: BBC Brasil. Disponível em: http://www.bbc.co.uk/portuguese/noticias/2010/09/10091 9_hijabmoda.shtml Acesso em: 18 mar. 2011.
BAUDRILLARD, Jean. Para uma crítica da economia política do signo. Lisboa: edições 70, 1981.
______. Simulacros e simulação. Lisboa: Relógio d’água, 1991.
BHABHA, Homi. O local da cultura. Belo Horizonte: Ed. UFMG, 1998.
BOURDIEU, Pierre. Economia das trocas simbólicas. São Paulo: Perspectiva, 2009.
BYSTRINA, Ivan.Tópicos de Semiótica da Cultura. São Paulo: CISC, 1995.
DEBORD, Guy. A sociedade do espetáculo. Rio de Janeiro: Contraponto, 1997.
FONTENELLE, Isleide. Corpo, mobilidade e a cultura da imagem. Revista de Psicologia Hospitalar, vol. 4, n 1, 2006. Disponível em: http://www.cepsic.org.br/revista/v4n1a06.htm Acesso em: 18 mar. 2011.
FOUCAULT, Michel. Microfísica do poder. Rio de Janeiro: Graal, 1982.
FRAISSE, Geneviève; PERROT, Michelle. História das Mulheres. O século XIX. Vol. 4. Porto: Afrontamento, 1991.
KLEIN, Alberto. A polarização Oriente-Ocidente no fotojornalismo pós-11 de setembro: a sedimentação de estereótipos do muçulmano como texto cultural. Ghrebh - Revista de Comunicação, Cultura e Teoria da Mídia. São Paulo, v.1 n.15, p. 41-49, maio 2010.
LATOUR, Bruno; WEIBEL, Peter. Iconoclash. MIT Press. Cambridge, 2002.
MARRA, Claudio. Nas sombras de um sonho: história e linguagens da fotografia de moda. São Paulo: Senac, 2008.
MARX, Karl; ENGELS, Friedrich. Aideologia Alemã. São Paulo: Martin Claret, 2005.
MITCHELL, W.J. Thomas. Iconology: Image, Text, Ideology. Chicago: The University of Chicago Press, 1986.
MORIN, Edgar. O paradigma perdido: a natureza humana. Lisboa: Publicações Europa-America, 1973.
SAID, Edward. Orientalismo. São Paulo: Cia. das Letras, 1996.
SIBILIA, Paula. Imagens da beleza pura: o corpo digitalizado. In: FILE, 2006, São Paulo. Anais do Festival Internacional de Linguagem Eletrônica. São Paulo: 2006. Disponível em: http://www.file.org.br/file2006/symp_rio/papers_doc/portugues/paula_sibilia.doc Acesso em: 13 maio 2010.
Downloads
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Derechos de Autor
La sumisión de originales para la Revista Famecos implica la transferencia, por los autores, de los derechos de publicación. El copyright de los artículos de esta revista es el autor, junto con los derechos de la revista a la primera publicación. Los autores sólo podrán utilizar los mismos resultados en otras publicaciones indicando claramente a Revista Famecos como el medio de la publicación original.
Creative Commons License
Excepto donde especificado de modo diferente, se aplican a la materia publicada en este periódico los términos de una licencia Creative Commons Atribución 4.0 Internacional, que permite el uso irrestricto, la distribución y la reproducción en cualquier medio siempre y cuando la publicación original sea correctamente citada.