O poder em si mesmo: jornalismo de autoajuda e a construção da autoestima
DOI:
https://doi.org/10.15448/1980-3729.2011.3.10379Palavras-chave:
Autoestima, jornalismo de autoajuda, subjetividadeResumo
Devido a uma série de contingências, a noção de autoestima foi assimilada, a partir dos anos 1960, por movimentos sociais, correntes terapêuticas, pedagogos, autores e grupos de autoajuda; na década de 1990, alcançou a grande mídia. Neste artigo, examino a manifestação do culto à autoestima no âmbito do “jornalismo de autoajuda” – mais um produto massivo em que a prospecção da subjetividade se converte em projeto gerencial, voltado para a obtenção de ganhos imediatos em matéria de adaptação social e de ascendência profissional. A partir da análise da reportagem de capa “Eu, meu melhor amigo” (Veja, 04/07/2007), procuro discernir as implicações das diretrizes sobre como devemos agir – em nosso íntimo e na vida social – para sermos dignos de usufruir o “poder da autoestima”.Downloads
Referências
AUBERT, Nicole. Hyperformance et combustion de soi. Études, v. 405, p. 339- 351, 2006.
AULETE, C. Dicionário Caldas Aulete da língua portuguesa. Rio de Janeiro: L&PM, 2009.
BORBA, Francisco S. (org.).Dicionário UNESP do português contemporâneo. São Paulo: UNESP, 2004.
BRANDEN, Nathaniel. Como aumentar sua auto-estima. Rio de Janeiro: Sextante, 2009.
BRUNEL, Carmen. Jovens cada vez mais jovens na educação de jovens e adultos. Porto Alegre: Mediação, 2008.
BURKE, Peter ; CAST, Alicia D. A theory of self-esteem. Social Forces, v. 80, 2002.
BUSHMAN, Brad J. et al. Sweets, sex, or self-esteem?Comparing the value of self-esteem boosts with other pleasant rewards. Disponível em: http://onlinelibrary.wiley.com/doi/10.1111/j.1467-6494.2010.00712.x/pdf
CRUIKSHANK, Barbara. The will to empower: democratic citizens and other subjects. Londres: Cornell University Press, 1999.
EHRENBERG, Alain. Le culte de la performance. Paris: Calmann-Lévy, 1991.
FERREIRA, Aurélio Buarque de Holanda. Novo Aurélio Século XXI: O Dicionário da Língua Portuguesa. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1999.
FLAUBERT, Gustave. Dicionário das ideias feitas. São Paulo: Nova Alexandria, 2009.
FREIRE FILHO, João. Fazendo pessoas felizes: o poder moral dos relatos midiáticos. In: XIX Compós, 2010, Rio de Janeiro. Anais do Encontro da Associação Nacional dos Programas de Pós-Graduação. Rio de Janeiro: 2010a.
______. (Org.). Ser feliz hoje: reflexões sobre o imperativo da felicidade. Rio de Janeiro: FGV, 2010b.
ISS A. Dicionário Houaiss da Língua Portuguesa. Rio de Janeiro: Objectiva, 2001.
ISTOÉ. ed. 2078, set. 2009.
McGRAW, Phillip C. Seja você mesmo. Rio de Janeiro: Best Seller, 2004.
McKAY, Matthew; FANNING, Patrick. Autoestima: como está a sua?. São Paulo: Vida & Consciência, 2010.
MRUK, Christopher. Self-esteemresearch, theory, and practice. Nova Iorque: Springer, 2006.
O’BRIEN, Edward. J. et al. Self-esteem, psychopathology, and psychotherapy. In: KERNIS. Michael (ed.). Self-esteem issues and answers, p. 306-315. Nova Iorque: Psychology Press, 2006.
PASINI, Willy. A autoestima. Rio de Janeiro: Rocco, 2007.
RHODEWALT, Frederick; TRAGAKIS, Michael Self-esteem and self-regulation.Psychological Inquiry, v. 14, n. 1, p. 66-70, 2003.
ROSE, Nikolas. Governing the soul.Londres: FreeAssociation Books, 1999.
______. Psicologia como uma ciência social. Psicologia & Sociedade, v. 20, n. 2, p. 155-164, 2008.
SHAKESPEARE, William. The complete worksof William Shakespeare. Ware, Hertfordshire: Wordsworth Editions, 2007.
VEJA. ano 40, n. 26, ed. 2015, 2007.
______. ano 37, n. 10, ed. 1844, 2004a.
______. ano 37, n. 26, ed. 1860, 2004b.
______. ano 30, n. 45, ed. 1521, 1997.
______. ano 29, n. 4, ed. 1428, 1996.
______. ano 27, n. 19, ed. 1339 1994a.
______. ano 27, n. 49, ed. 1369, 1994b
Downloads
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Derechos de Autor
La sumisión de originales para la Revista Famecos implica la transferencia, por los autores, de los derechos de publicación. El copyright de los artículos de esta revista es el autor, junto con los derechos de la revista a la primera publicación. Los autores sólo podrán utilizar los mismos resultados en otras publicaciones indicando claramente a Revista Famecos como el medio de la publicación original.
Creative Commons License
Excepto donde especificado de modo diferente, se aplican a la materia publicada en este periódico los términos de una licencia Creative Commons Atribución 4.0 Internacional, que permite el uso irrestricto, la distribución y la reproducción en cualquier medio siempre y cuando la publicación original sea correctamente citada.