A autoria por acúmulo em filmes de baixíssimo orçamento no Brasil e na França (2004-2009)
DOI:
https://doi.org/10.15448/1980-3729.2011.3.10388Palavras-chave:
Economia do cinema, cinema brasileiro, cinema francêsResumo
Este ensaio apresenta os primeiros resultados da pesquisa “O autor audiovisual no despertar do século 21: renascimento ou funeral?”, financiado pela CAPES, no âmbito de estágio Pós-doutoral na Universidade Sorbonne-Nouvelle, Paris 3, sob a orientação do professor Laurent Creton, entre janeiro e março de 2010. O texto está dividido em três seções: sumário das origens da autoria na literatura, na fotografia e no cinema; observações sobre o corpus do trabalho; a autoria nos filmes de baixíssimo orçamento. Na última seção é desenvolvida a ideia de que, nos filmes brasileiros e franceses reali- zados com pequenos custos entre 2004 e 2009, o diretor estabelece sua autoria através de um constante acúmulo de outras funções além da direção. Também é abordada a possibilidade de que essa forma de exercer (e de pensar) a autoria esteja presente em outros tipos de filmes, dando assim os primeiros passos na necessária revisão do conceito de autoria no cinema contemporâneo em geral.Downloads
Referências
AUMONT, Jacques; MARIE, Michel. Dicionário teórico e crítico de cinema. Campinas: Papirus, 2008.
BERNARDET, Jean-Claude. O autor no cinema. São Paulo: Brasiliense, 1994.
FOUCAULT, Michel. O que é um autor? [s.l.]: Vega, 2000.
VIDAL, Gore. De fato e de ficção; ensaios contra a corrente. São Paulo: Companhia das Letras, 1987.
ZILBERMAN, Regina. Institucionalização da autoria e reificação do escritor. Revista Lumina, Rio de Janeiro, Facom/UFJF , v. 4, n. 1, p. 1-10, jan./jun. 2001. Disponível em: http://www.facom.ufjf.br/lumina/R6-ReginaZ-HP.doc Acesso em: maio de 2011.
Downloads
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Derechos de Autor
La sumisión de originales para la Revista Famecos implica la transferencia, por los autores, de los derechos de publicación. El copyright de los artículos de esta revista es el autor, junto con los derechos de la revista a la primera publicación. Los autores sólo podrán utilizar los mismos resultados en otras publicaciones indicando claramente a Revista Famecos como el medio de la publicación original.
Creative Commons License
Excepto donde especificado de modo diferente, se aplican a la materia publicada en este periódico los términos de una licencia Creative Commons Atribución 4.0 Internacional, que permite el uso irrestricto, la distribución y la reproducción en cualquier medio siempre y cuando la publicación original sea correctamente citada.