O conteúdo científico na TV Digital: a interatividade aplicada na difusão da pesquisa universitária para a população
DOI:
https://doi.org/10.15448/1980-3729.2013.3.11183Palavras-chave:
TV digital, Interatividade, Divulgação científicaResumo
A crescente inserção das tecnologias comunicacionais digitais na sociedade atual e suas influências nos diversos aspectos da vida cotidiana apontam para a relevância do uso destes meios com o intuito de aproximar a produção universitária da comunidade. Tendo em vista a fase de implantação da TV digital de sinal aberto no Brasil, bem como seu potencial de inclusão social, este artigo tem como objetivo fazer uma reflexão sobre as possibilidades de difusão do conhecimento científico por meio desta tecnologia. A ideia é observar as vantagens e facilidades dos aplicativos interativos no uso da educação coletiva, visando a divulgação das pesquisas, dos projetos e das ações extensionistas. Buscamos na TV digital formatos mais dinâmicos, flexíveis e atrativos que favoreçam a construção colaborativa do saber, levando o usuário a experimentar a realidade universitária. O trabalho tem como base uma pesquisa empírica, que consiste no desenvolvimento de programas-piloto interativos de conteúdo científico para TV digital. Para isso, teve-se como referência a Universidade Federal de Juiz de Fora, onde está em fase de implantação a TV universitária digital que será uma das pioneiras no país. No entanto, a pesquisa poderá servir como parâmetro para as demais universidades brasileiras.
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Referências
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