Comunicação, Comida e Território: A capacidade distintiva da gastronomia na reputação de cidades brasileiras
DOI:
https://doi.org/10.15448/1980-3729.2013.2.12140Palavras-chave:
Reputação, Gastronomia, Culinária, Comunicação, SingularidadeResumo
Esse artigo foi concebido com dois objetivos. Em primeiro lugar, construir a partir dos dados do Projeto Caminhos do Sabor uma primeira experiência na direção de uma escala de medição para o efeito de singularidade da reputação gastronômico-culinária de territórios. Em segundo lugar, o exame de o seguinte pressuposto: o efeito de singularidade é reforçado pela percepção de especialização da oferta de comida dos restaurantes e bares locais. Os resultados não foram conclusivos, mas levantam indícios em sentido contrário.
Downloads
Referências
BALOGLU, Seyhmus; MCCLEARY, Ken W. A model of destination image formation. Annals of Tourism Research, Elsevier, v. 26, n. 4, p. 868-897, out. 1999.
CASARE, Sara Jane; SICHMAN, Jaime Simão. Towards a functional ontology of reputation. In: Proceedings of the Fourth International Joint Conference on Autonomous Agents and Multi Agent Systems. Nova York, v. 2, p. 505-511, 2005.
CHRISTIE, David John. A trilateral model for the management of corporate image: an examination of the interrelationship between an organization’s self image, its projected image and its perceived image. 2002. 2v. Thesis (Ph.D), Griffith University, School of Management, Gold Coast, 2002.
CONTE, Rosaria; PAOLUCCI, Mario. Reputation in artificial societies: social beliefs for social order. Dordrecht: Kluwer Academic Publishers, 2002.
CORNER, Dolores M. R. A gastronomia como atrativo no turismo cultural. In: SEMINÁRIO DE PESQUISA EM TURISMO DO MERCOSUL, 5./SEMINÁRIO DA ANPTUR, 3., 2006, Caxias do Sul, RS. Caxias do Sul: Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Turismo, 2006.
DESOUCEY, Michaela. Gastronationalism: food traditions and authenticity politics in the european Union. American Sociological Reveiw, v. 75, p. 432-455, 2010.
DOUGLAS, Mary. Decifrare un pasto. In: DOUGLAS, Mary. Antropologia e simbolismo: religione, cibo e denaro nella vita sociale. Bologna: Il Mulino, 1985.
FERNÁNDEZ, Gabriel; AGRELO, Gastón. La Cultura Gastronómica: un factor clave en el diseño de estrategias de imagen urbana – el caso de la ciudad de Bernal. In: JORNADAS DE PATRIMONIO GASTRONÔMICO: lo que revelan las cocinas en la mesa gastronomía y turismo cultural, 2., Buenos Aires, 2003.
GAIO, Sofia; GOUVEIA, Luís Borges. O branding territorial: uma abordagem mercadológica à Cidade. Revista A Obra Nasce, Porto, UFP, p. 27-36, 2007.
GRBAC, Bruno; MILOHANOVIĆ, Ana. Contribution of food products in creating cultural identity of tourist destination. In: International Conference on Cultural Heritage and Tourism. Creta, 2008.
IASBECK, Luiz Carlos Assis. Imagem e reputação na gestão da identidade organizacional. Organicom: Revista Brasileira de Comunicação Organizacional e Relações Públicas, São Paulo, GESTCORP/ECA/USP, v. 4, n. 7, p. 85-97, 2007.
KARIM, Shahrim Ab. Culinary tourism as a destination attraction: an empirical examination of the destination’s food image and information sources. 2006. 177 f. Tese (Doutorado em Filosofia) – Oklahoma State University, Stillwater, 2006.
KRAUSE, Wendhausen Rodolfo. A gastronomia como fator de influência na escolha de destinações turísticas e de sua hotelaria: base do estudo Balneário Camboriú no ano 2006/2007. 2007. 210 f. Tese (Doutorado em Turismo e Hotelaria) – Pós-Graduação em Turismo e Hotelaria, Universidade do Vale do Itajaí, Balneário Camboriú, 2007.
MONTANARI, Massimo. Comida como cultura. São Paulo: SENAC São Paulo, 2008.
RAFFESTIN, Claude. Por uma geografia do poder. São Paulo: Ática, 1993.
RAND, Gerrie Du; HEATH, Ernie; ALBERTS, Nic. The role of local and regional food in destination marketing: a South African situation analysis. Journal of Travel & Tourism Marketing, v. 14, n. 3-4, p. 97-112, nov. 2003.
RATIER, Michel. L’image en marketing: cadre théorique d’un concept multidimentionnel. Cahier de Recherche du Centre de Recherche en Gestion, n. 152, 2003. Disponível em: http://w3.univtlse1.fr/IAE/files/154_pdf.pdf. Acesso em: 24 mar. 2003.
SCHOLLIERS, Peter. Inovação e tradição: o novo cenário da gastronomia. In: FREEDMAN, Paul. A história do sabor. São Paulo: SENAC, 2009.
STILES, Kaelyn; ALTIOK, Özlem; BELL, Michael M. The ghosts of taste: food and the cultural politics of authenticity. Agriculture and Human Values. Columbia, v. 28, p. 225-236, jun. 2011. Disponível em: http://www.springerlink.com/index/10.1007/s10460-010-9265-y. Acesso em: 24 mar. 2010.
WOOD, Julia T. Mosaicos da comunicação: uma introdução aos estudos da comunicação. São Paulo: Ática, 2009.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Derechos de Autor
La sumisión de originales para la Revista Famecos implica la transferencia, por los autores, de los derechos de publicación. El copyright de los artículos de esta revista es el autor, junto con los derechos de la revista a la primera publicación. Los autores sólo podrán utilizar los mismos resultados en otras publicaciones indicando claramente a Revista Famecos como el medio de la publicación original.
Creative Commons License
Excepto donde especificado de modo diferente, se aplican a la materia publicada en este periódico los términos de una licencia Creative Commons Atribución 4.0 Internacional, que permite el uso irrestricto, la distribución y la reproducción en cualquier medio siempre y cuando la publicación original sea correctamente citada.