Uma nova forma de ver TV no sofá ou em qualquer lugar
DOI:
https://doi.org/10.15448/1980-3729.2012.2.12320Palavras-chave:
Telejornalismo, convergência, segunda telaResumo
O presente trabalho faz uma reflexão sobre os novos modos de assistir televisão a partir da convergência com a internet, da disponibilidade de conteúdos televisivos nos novos suportes móveis e portáteis e do uso da segunda tela como a evidência de que o laço social, construído por esta mídia, deixa de ser inconsciente e silencioso. A hipótese aqui levantada é que a convergência é um espaço que vai além da questão tecnológica e que as adaptações dos conteúdos em seus gêneros, for-matos e linguagens devem ser feitas a partir do uso e não o contrário. Para a análise destes fenômenos serão utilizados os conceitos de crossmedia, transmedia e segunda tela, desta maneira pretende-se repensar o fazer telejornalismo como um jornalismo audiovisual que possa atender as novas demandas.Downloads
Referências
BAUMAN, Zygmunt. Modernidade líquida. Rio de Janeiro: Zahar, 2001.
CANNITO, Newton. A televisão na era digital: interatividade, convergência e novos modelos de negócio. São Paulo: Summus, 2010.
FREIRE FILHO, João. A TV em transição: tendências de programação no Brasil e no mundo. Porto Alegre: Sulina, 2009.
FIDLER, Roger. Mediamorphosis – understanding new media. California: Pine Forge Press, 1997.
JENKINS, Henry. Cultura da convergência. São Paulo: Aleph, 2009.
LEMOS, André. Cibercultura: tecnologia e vida social na cultura contemporânea. Porto Alegre: Sulina, 2002.
MURRAY, Janet H. Hamlet no holodeck: o futuro da narrativa no ciberespaço. São Paulo: Itaú Cultural: Unesp, 2003.
PAVLIK, John. Televisão na era digital. Cadernos de televisão. Rio de Janeiro: IETV, n. 1, 2007.
PROULX, Mike; SHEPATIN, Stacey. Social TV: how marketers can reach and engage audiences by connecting television to the web, social media, and mobile. New Jersey: Jon Wiley & Sons, 2012.
SPYER, Juliano. Conectado: o que a internet fez com você e o que você pode fazer com ela. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Ed., 2007.
SANTAELLA, Lucia. Linguagens líquidas na era da mobilidade. São Paulo: Paulus, 2007.
SQUIRRA, Sebastião; BECKER, Valdecir (Orgs.). TV Digital.Br. São Paulo: Ateliê Editorial, 2009.
WOLTON, Dominique. Pensar a comunicação. Brasília: Editora Universidade de Brasília, 2004.
______. Elogio do grande público: teoria crítica da televisão. São Paulo: Ática, 1996.
______. Internet, e depois? Porto Alegre: Sulina, 2003.
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Derechos de Autor
La sumisión de originales para la Revista Famecos implica la transferencia, por los autores, de los derechos de publicación. El copyright de los artículos de esta revista es el autor, junto con los derechos de la revista a la primera publicación. Los autores sólo podrán utilizar los mismos resultados en otras publicaciones indicando claramente a Revista Famecos como el medio de la publicación original.
Creative Commons License
Excepto donde especificado de modo diferente, se aplican a la materia publicada en este periódico los términos de una licencia Creative Commons Atribución 4.0 Internacional, que permite el uso irrestricto, la distribución y la reproducción en cualquier medio siempre y cuando la publicación original sea correctamente citada.