Gênero, linguagem e estratégias do discurso publicitário da atualidade
DOI:
https://doi.org/10.15448/1980-3729.2012.3.12903Palavras-chave:
Publicidade, gênero publicitário, novas linguagensResumo
O presente artigo desenvolve um apanhado acerca dos conceitos de discursos sociais, principalmente advindos de Eliseo Verón e Patrick Charaudeau, e aplica-os ao gênero publicitário, com vistas a suscitar questões que possam alimentar os estudos que interessem ao campo. Procura alinhar as referências tratadas com o momento em que a publicidade atual se encontra, de transformações e constantes mudanças de práticas e linguagens. A fim de ilustrar estas mudanças apresenta, ao final do estudo, a descrição de uma ação desenvolvida pela marca Olympikus, buscando identificar as estratégias empregadas por esse novo tipo de discurso publicitário.Downloads
Referências
CARRASCOZA, João Anznello; SANTARELLI, Christiane. Tramas publicitárias: narrativas ilustradas de momentos marcantes da publicidade. São Paulo: Ática, 2009.
CHARAUDEAU, Patrick. Le discours d’information médiatique: la construction du miroir social. Paris: Nathan, 1997.
______. À propos du genre publicitaire. In: CHARAUDEAU, Patrick. Language et discours. Paris: Hachette Université, 1983.
______. Visadas discursivas, gêneros situacionais e construção textual. In: Ida Lucia Machado e Renato de Mello. Gêneros reflexões em análise do discurso. Belo Horizonte, Nad/Fale-UFMG, 2004, consulté le 6 avril 2011 sur le site de Patrick Charaudeau – Livres, articles, publications. Disponível em: http://www.patrickcharaudeau.com/Visadas-discursivas-generos.html
MACHADO, Arlindo. A televisão levada a sério. 2. ed. São Paulo: SENAC, 2001.
MARTÍN-BARBERO, Jesús. Dos meios às mediações: comunicação, cultura e hegemonia. Rio de Janeiro: Editora da UFRJ, 1997.
VERÓN, Eliséo. La semiose social. Fragmentos de una teoría de la discursividad. Barcelona: Gedisa, 1996.
______. Quand lire, c’est faire: l´enonciation dans le discours de la presse ecrite. In: Semiotique II. Institut de Recherches et d´Etudes Publicitaires. Paris, 1983.
______. Semiosis de lo ideológico e del poder. Buenos Aires, Argentina: Universidad de Buenos Aires, 1997.
Downloads
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Derechos de Autor
La sumisión de originales para la Revista Famecos implica la transferencia, por los autores, de los derechos de publicación. El copyright de los artículos de esta revista es el autor, junto con los derechos de la revista a la primera publicación. Los autores sólo podrán utilizar los mismos resultados en otras publicaciones indicando claramente a Revista Famecos como el medio de la publicación original.
Creative Commons License
Excepto donde especificado de modo diferente, se aplican a la materia publicada en este periódico los términos de una licencia Creative Commons Atribución 4.0 Internacional, que permite el uso irrestricto, la distribución y la reproducción en cualquier medio siempre y cuando la publicación original sea correctamente citada.