Performance e práticas de consumo online: ciberativismo em sites de redes sociais
DOI:
https://doi.org/10.15448/1980-3729.2013.2.13078Palavras-chave:
Consumo, Ciberativismo, FacebookResumo
Este estudo analisa práticas de consumo online e sua associação com o conceito de performance na página da WikiLeaks no Facebook. O consumo, entendido enquanto manipulação de bens na construção de identidades (BARBOSA, 2009) sugere uma aproximação com o conceito de performance em sites de rede sociais. Frente a isso, pergunta-se: 1) que apropriações do consumo podem ser identificadas nas práticas ciberativistas da WikiLeaks no Facebook? 2) o conceito de performance problematiza esse tipo de consumo? Esta pesquisa se define como exploratória, com coleta de dados via levantamento bibliográfico e de dados na web. Percebeu-se que práticas de consumo online ciberativistas se prestam à construção de identidade e, ainda, que em sites de redes sociais é possível, não só performar (mostrar o que se faz), quanto fazer propriamente dito.
Downloads
Referências
ALMEIDA, Maria Isabel Mendes de. Nada além da epiderme: a performance romântica da tatuagem. In: BARBOSA, Lívia; CAMPBELL, Colin. Cultura, consumo e identidade. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2009.
AMARAL, Adriana. Customização, viralização, e disputas nas performances e práticas de consumo subcultural nos sites de redes sociais. In: COMUNICON, 1., 2011, São Paulo. Anais... São Paulo: Escola Superior de Propaganda e Marketing, 2011.
AMARAL, Adriana; MONTEIRO, Camila. “ESSES ROQUERO NÃO CURTE”: performance de gosto e fãs de música no Unidos Contra o Rock do Facebook. In: ENCONTRO DA ASSOCIAÇÃO NACIONAL DOS PROGRAMAS DE PÓS-GRADUAÇÃO EM COMUNICAÇÃO SOCIAL, 21., 2012, Juiz de Fora. Anais... Juiz de Fora: Universidade Federal de Juiz de Fora, 2012.
AMARAL, Adriana; FRAGOSO, Sueli; RECUERO, Raquel. Métodos de Pesquisa para Internet. Porto Alegre: Sulina, 2011.
AMARAL, Adriana; MONTARDO, Sandra. Mapeamento temático da história da cibercultura no Brasil. No prelo.
ARAÚJO, Willian Fenandes. Ciberativismo: levantamento do estado da arte na pesquisa no Brasil. In: SIMPÓSIO NACIONAL DA ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE PESQUISADORES EM CIBERCULTURA (ABCiber), 5., 2011, Florianópolis. Anais... Florianópolis: UFSC, 2011.
BARBOSA, Lívia. Sociedade de consumo. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2004.
BARBOSA, Lívia. O estudo do consumo nas ciências sociais contemporâneas. In: BARBOSA, L. CAMPBELL, Colin. Consumo, cultura e identidade. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2009.
BARBOSA, Lívia; CAMPBELL, Colin. Cultura, consumo e identidade. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2009.
BATISTA, Jandré Corrêa; ZAGO, Gabriela da Silva. Ativismo em redes sociais digitais: Os fluxos de comunicação no caso #forasarney. In: Estudos em Comunicação/Communication Studies, v. 8, p. 129-146, 2010.
BOYD, danah. Why Youth (Heart) Social Network Sites: The role of Networked Publics in Teenage Social Life. In: BUCKINGHAM, David (Ed.). MacArthur Foundation series on digital learning – Youth, identity, and digital media volume. Cambridge: MIT Press, 2007.
EHRENBERG, Alain. O culto da performance. Da aventura empreendedora à depressão nervosa. Aparecida: Ideias & Letras, 2010.
FUNDRAZR. Raise more money. Disponível em: http://fundrazr.com/. Acesso em: 10 ago. 2012.
GIL, Antonio Carlos. Como elaborar projetos de pesquisa. 5. ed. São Paulo: Atlas, 2010.
GOFFMAN, Erving. A representação do eu na vida cotidiana. Petrópolis: Vozes, 1975.
NASCIMENTO, Liliane da C. Exposição e performance em sites de rede sociais. In: SIMPÓSIO NACIONAL DA ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE PESQUISADORES EM CIBERCULTURA (ABCiber), 4., 2010, Rio de Janeiro. Anais... Rio de Janeiro: UFRJ, 2010.
SÁ, Simone de; HOLZBACH, Ariane. #u2youtube e a performance mediada por computador. In: ENCONTRO DA ASSOCIAÇÃO NACIONAL DOS PROGRAMAS DE PÓS-GRADUAÇÃO EM COMUNICAÇÃO SOCIAL, 19., 2010, Rio de Janeiro. Anais... Rio de Janeiro: PUC-RJ, 2010.
SILVEIRA, Sérgio Amadeu. Ciberativismo, cultura hacker e o individualismo colaborativo. Revista USP, São Paulo, v. 1, p. 28-39, 2010.
RECUERO, Raquel da Cunha. Redes sociais na Internet. Porto Alegre: Sulina, 2009.
UGARTE, David de. O poder das redes. Porto Alegre: EDIPUCRS, 2008.
WIKILEAKS. About. Disponível em: http://www.WikiLeaks.org/about. Acesso em: 10 jan. 2011.
ZUMTHOR, Paul. Performance, recepção, leitura. São Paulo: Cosac Naify, 2007.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Derechos de Autor
La sumisión de originales para la Revista Famecos implica la transferencia, por los autores, de los derechos de publicación. El copyright de los artículos de esta revista es el autor, junto con los derechos de la revista a la primera publicación. Los autores sólo podrán utilizar los mismos resultados en otras publicaciones indicando claramente a Revista Famecos como el medio de la publicación original.
Creative Commons License
Excepto donde especificado de modo diferente, se aplican a la materia publicada en este periódico los términos de una licencia Creative Commons Atribución 4.0 Internacional, que permite el uso irrestricto, la distribución y la reproducción en cualquier medio siempre y cuando la publicación original sea correctamente citada.