Simetrias, repetições e variações - a Missa em dó menor de Mozart em Um condenado à morte escapou, de Robert Bresson
DOI:
https://doi.org/10.15448/1980-3729.2014.1.14279Palavras-chave:
Robert Bresson, Cinema, MúsicaResumo
Nos filmes do diretor francês Robert Bresson, especialmente naqueles da fase intermediária de sua carreira, foi comum o uso de música pré-existente do repertório clássico, e a distribuição de tais trechos musicais no filme possui analogias com a peça de origem. Em Um condenado à morte escapou (1956), partes instrumentais e corais oriundas do Kyrie da Missa em dó menor de Mozart estão distribuídas simetricamente ao longo do filme, evocando a simetria do próprio Classicismo de Mozart. A música também simboliza o caminho do protagonista, um prisioneiro durante a Segunda Guerra Mundial, que deve passar da solidão para a comunicação com os outros a fim de conseguir escapar.
Downloads
Referências
AJAME, Pierre. Le cinéma selon Bresson. Les Nouvelles Littéraires, 26 mai. 1966.
ASPAHAN, Pedro. Entre a escuta e a visão: o lugar do espectador na obra de Robert Bresson. 2008. Dissertação (Mestrado em Comunicação Social) – Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, 2008.
BLANCHOT, Maurice. La communauté inavouable. Paris: Minuit, 1983.
BRESSON, Robert. Propos de Robert Bresson. Cahiers du Cinéma, n. 75, p. 3-9, out. 1957.
______. Notas sobre o cinematógrafo. São Paulo: Iluminuras, 2008.
BRIOT, René. Robert Bresson. Paris: Les Éditions du Cerf, 1957.
CUNNEEN, Joseph. Robert Bresson: a spiritual style in film. New York: The Continuum International Publishing, 2003.
DAHAN, Danielle. Robert Bresson: une téléologie du silence. Heidelberg: Universitätsverlag Winter, 2004.
DELEUZE, Gilles. Différence et répétition. Paris: Presses Universitaires de France, 1968.
DEVIGNY, André. Un condamné à mort s´est échappé. Figaro Littéraire: 20 nov. 1954 e 27 nov. 1954.
DEVIGNY, André. Un condamné à mort s´est échappé. Paris: Gallimard, 1956.
DOUCHE, Sylvie. Robert Bresson: de la musique à l´ineffable. Diplôme d´Études Approfondies (DEA) de Musique et Musicologie. Paris IV, 1994.
GORBMAN, Claudia. Auteur music. In: GOLDMARK, Daniel, KRAMER, Lawrence, LEPPERT, Richard (org.). Beyond the soundtrack: representing music in cinema. Los Angeles: University of California Press, 2007.
HOCQUARD, Jean-Victor. Mozart. Paris: Seuil, 1994.
JANKÉLÉVITCH, Vladimir. La Musique et l´Ineffable. Paris: Seuil, 1983.
KENYON, Nicholas. Mozart: vida, temas e obras. Lisboa: Edições 70, 2008.
MAGNY, Joel. L´expérience intérieur de Robert Bresson. Cinéma, n. 294, Dossier Robert Bresson, jun. 1983.
NYS, Carl de. La musique religieuse de Mozart. Paris: Presses Universitaires de France, 1982.
PIVA, Manlio. L´inquadratura sonora: immagine e suono in Robert Bresson. Padova: Esedra, 2004.
SADIE, Stanley. Mozart. Porto Alegre: L&PM, 1988.
SÉMOLUÉ, Jean. Bresson. Paris: Flammarion, 1993.
ZAMARCOIS, Joaquim. Curso de formas musicales. Barcelona: Editorial Labor, 1994.
Referências audiovisuais (em ordem cronológica)
BRESSON, Robert. Um condenado à morte escapou (Un condamné à mort s´est echappé ou Le vent souffle où il veut). Robert Bresson, França, 1956.
BRESSON, Robert. Pickpocket. França, 1959.
BRESSON, Robert. O processo de Joana d´Arc (Le procès de Jeanne d´Arc). França, 1962.
BRESSON, Robert. A grande testemunha (Au hasard Balthazar). França/Suécia, 1966.
BRESSON, Robert. Mouchette, a virgem possuída (Mouchette). França, 1967.
BRESSON, Robert. Uma mulher suave (Une femme douce). França, 1969.
BRESSON, Robert. O diabo provavelmente (Le diable probablement). França, 1977.
BRESSON, Robert. O dinheiro (L´argent). França, 1983.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Derechos de Autor
La sumisión de originales para la Revista Famecos implica la transferencia, por los autores, de los derechos de publicación. El copyright de los artículos de esta revista es el autor, junto con los derechos de la revista a la primera publicación. Los autores sólo podrán utilizar los mismos resultados en otras publicaciones indicando claramente a Revista Famecos como el medio de la publicación original.
Creative Commons License
Excepto donde especificado de modo diferente, se aplican a la materia publicada en este periódico los términos de una licencia Creative Commons Atribución 4.0 Internacional, que permite el uso irrestricto, la distribución y la reproducción en cualquier medio siempre y cuando la publicación original sea correctamente citada.