Mídia e obesidade infantil: uma discussão sobre o peso das propagandas
DOI:
https://doi.org/10.15448/1980-3729.2014.1.14304Palavras-chave:
Mídia, Consumo, ObesidadeResumo
Frente à epidemia mundial de obesidade, o Brasil ampliou a atenção em relação à má alimentação e ao excesso de peso. A obesidade infantil preocupa, pois, além de ser fator de predisposição para sérias comorbidades, reflete os hábitos alimentares inadequados das famílias e das comunidades. A mídia televisiva é considerada uma companhia ativa e majoritária na idade infanto-juvenil, frente aos prolongados períodos que as crianças assistem televisão. Vários estudos, e, entre esses, uma pesquisa realizada na cidade de Porto Alegre/RS, indicam que as propagandas interferem nas escolhas alimentares das crianças. Este artigo objetiva alertar sobre a importância da orientação à população quanto ao consumo adequado de alimentos. Cabe de antemão anunciar: não se trata da eleição de um “vilão”, a mídia tem um compromisso educativo fundamental sobre as crianças.
Downloads
Referências
AZEREDO, Henriette Monteiro Cordeiro de; FARIA, José de Assis Fonseca; AZEREDO, Alberto Monteiro Cordeiro de. Embalagens ativas para alimentos. Ciência e Tecnologia de Alimentos, Campinas, v. 20, n. 3, p. 337-341, set.-dez. 2000.
BAUDRILLARD, Jean. A sociedade de consumo. Lisboa: Edições 70, 2005.
BAUDRILLARD, Jean. Para uma crítica da economia política do signo. Lisboa: Edições 70; Rio de Janeiro: Elfos, 1995.
BAUMAN, Zygmund. Amor líquido: sobre a fragilidade dos laços humanos. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2004.
BIZ, Osvaldo. Mídia e Ética. In: GUARESCHI, Pedrinho (Org.). Uma nova comunicação é possível: mídia, ética
e política. Porto Alegre: Evangraf, 2002.
BRASIL. Estatuto da criança e do adolescente: Lei Federal 8.069/1990. Porto Alegre: Secretaria do Trabalho, Cidadania e Assistência Social (CEDICA-RS). Rio Grande do Sul, 1990.
DEBORD, Guy. A sociedade do espetáculo. Rio de Janeiro: Contraponto, 1997.
GOMES, Paola Basso Menna Barreto. Mídia, imaginário de consumo e educação. Educação & Sociedade,
Campinas, ano XXII, n. 74, pp. 191-207, abr. 2001.
GROEBEL, Jo. O estudo global da UNESCO sobre violência na mídia. Relatório apresentado ao diretor geral da UNESCO. In: CARLSSON, Ulla; FEILITZEN, Cecília Von (Org.). A Criança e a violência na mídia. São Paulo: Cortez; Brasília: UNESCO, 2000. p. 217-242.
IBGE. POF. Pesquisa de orçamento familiar 2008-2009. Disponível em: http://www.ibge.gov.br. Acesso em: 10 jul. 2010.
JOVCHELOVITCH, Sandra. Mídia e Consumo. PUCRS Informação, Porto Alegre, n. 124, maio-jun., 2005.
Mc NEAL, James U. Children as consumers of commercial and social products. Marketing health to kids 8 to 12 years of age, 2000. Pan American Health Organization.
LINN, Susan. Crianças do consumo: infância roubada. São Paulo: Instituto Alana, 2006.
SANTOS, Andréia Mendes dos. Obesidade infantil e mídia: as ofertas da televisão alimentando a doença. Comunicação & Saúde, São Paulo, v. 1, n. 1, out. 2004.
______. Sociedade do consumo: criança e propaganda, uma relação que dá peso. 2007. 196 f. Tese (Doutorado em Serviço Social) – Faculdade de Serviço Social, PUCRS, Porto Alegre, 2007.
______. Sociedade do consumo: criança e propaganda, uma relação que dá peso. Porto Alegre: EDIPUCRS, 2009.
SANTOS, Andréia Mendes; GROSSI, Patricia Kriger. Mídia e Consumismo na Infância: crivagens da violência invisibilizada. Serviço Social e Sociedade, São Paulo: Cortez, ano XXVI, n. 83, 2005.
SANTOS, Andréia Mendes dos; SCHERER, Patricia Teresinha. Política Alimentar Brasileira: fome e obesidade, uma história de carência. Textos & Contextos, Porto Alegre, v. 11, n. 1, p. 92-105, jan.-jul. 2012.
SCHERER, Patricia Teresinha. O peso que não é medido pela balança: as repercussões da obesidade no cotidiano dos Sujeitos. 2012. 112 f. Dissertação (Mestrado em Serviço Social) – Faculdade de Serviço Social, PUCRS, Porto Alegre, 2012.
SILVEIRA NETO, Walter Dutra da. Avaliação visual de rótulos de embalagens. 2001. 111 f. Dissertação (Mestrado em Engenharia de Produção) – Faculdade de Engenharia de Produção, UFSC, Florianópolis, 2001.
VAY, Sérgio. O efeito psicológico da cor na embalagem. Inforflexo, São Paulo, n. 65, p. 48-50, jul.-ago. 2003.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Derechos de Autor
La sumisión de originales para la Revista Famecos implica la transferencia, por los autores, de los derechos de publicación. El copyright de los artículos de esta revista es el autor, junto con los derechos de la revista a la primera publicación. Los autores sólo podrán utilizar los mismos resultados en otras publicaciones indicando claramente a Revista Famecos como el medio de la publicación original.
Creative Commons License
Excepto donde especificado de modo diferente, se aplican a la materia publicada en este periódico los términos de una licencia Creative Commons Atribución 4.0 Internacional, que permite el uso irrestricto, la distribución y la reproducción en cualquier medio siempre y cuando la publicación original sea correctamente citada.