Questões metodológicas para o estudo das vidas narrativizadas: aplicação às narrativas de empreendedores sociais
DOI:
https://doi.org/10.15448/1980-3729.2013.3.14474Palavras-chave:
Comunicação e Consumo, metodologia, representaçõesResumo
Este artigo trata das questões contextuais, conceituais e metodológicas para o estudo das narrativas de empreende-dores sociais. Trata-se de parte de um estudo mais amplo de pós-doutoramento, que aborda o empreendedorismo social na comparação entre os cenários brasileiro e português. O quadro teórico desta pesquisa se baseia nas discussões acerca do novo espírito do capitalismo (Boltanski; Chiapello, 2009) e do papel do empreendedor social como forma de engajamento no siste-ma. Este papel é semantizado de acordo com o ambiente social que o abriga. A proposta metodológica é desenvolvida a partir da análise do percurso de vida, segundo Giele e Elder Jr. (1998).
Downloads
Referências
AMAYA, José Fernando. Menos querer más de la vida: concepciones de vida y muerte en jóvenes urbanos. Bogotá: Universidad Centreal y Siglo del Hombre Editores, 2004.
ANDERSON, Benedict. Comunidades imaginadas: reflexões sobre a origem e a expansão do nacionalismo. Lisboa: Edições 70, 2005.
ARFUCH, Leonor. O espaço biográfico: dilemas da subjetividade contemporânea. Rio de Janeiro: EdUerj, 2010.
BAKHTIN, Mikhail. Marxismo e filosofia da linguagem. São Paulo: Hucitec, 1997.
BOLTANSKI, Luc; CHIAPELLO, Ève. O novo espírito do capitalismo. São Paulo: WMF Martins Fontes, 2009.
BOURDIEU, Pierre. O poder simbólico. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2003.
EHRENBERG, Alain. O culto da performance: da aventura empreendedora à depressão nervosa. Aparecida: Ideias & Letras, 2010.
GIELE, Janet; ELDER JR., Glen. Life course research: development of a field. In GIELE, Janet; ELDER JR. (Eds.). Methods of life course research: qualitative and quantitative approaches. Califórnia/Londres: Sage, 1998.
ILLOUZ, Eva. Intimidades congeladas: las emociones en el capitalismo. Buenos Aires; Madrid: Katz Eds, 2007.
LOPES, Mónica. Empreendedorismo. In Dicionário das crises e alternativas. Coimbra: Almedina; CES, 2012.
MARX, Karl. Trabalho estranhado e propriedade privada. In: ANTUNES, Ricardo (Org.). A dialética do trabalho: escritos de Marx e Engels. São Paulo: Expressão Popular, 2004.
MATTELART, Armand. História da utopia planetária: da cidade profética à sociedade global. Porto Alegre: Sulina, 2002.
SIBILIA, Paula. O show do eu: a intimidade como espetáculo. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2008.
SODRÉ, Muniz. As estratégias sensíveis: afeto, mídia e política. Petrópolis: Vozes, 2006.
SOUZA, Jessé. Os batalhadores brasileiros: nova classe média ou nova classe trabalhadora? Belo Horizonte: UFMG, 2010.
VEBLEN, Thorstein. A teoria da classe ociosa: um estudo econômico das instituições. São Paulo: Abril Cultural, 1987.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Derechos de Autor
La sumisión de originales para la Revista Famecos implica la transferencia, por los autores, de los derechos de publicación. El copyright de los artículos de esta revista es el autor, junto con los derechos de la revista a la primera publicación. Los autores sólo podrán utilizar los mismos resultados en otras publicaciones indicando claramente a Revista Famecos como el medio de la publicación original.
Creative Commons License
Excepto donde especificado de modo diferente, se aplican a la materia publicada en este periódico los términos de una licencia Creative Commons Atribución 4.0 Internacional, que permite el uso irrestricto, la distribución y la reproducción en cualquier medio siempre y cuando la publicación original sea correctamente citada.