A paleta tecno-poética audiovisual de Peter Greenaway
DOI:
https://doi.org/10.15448/1980-3729.2013.2.15085Palavras-chave:
Cinema, Tecnologia, Linguagem audiovisualResumo
Nesse artigo, examino o filme A última tempestade (1991) de Peter Greenaway na busca de um entendimento histórico da contribuição das novas tecnologias na produção audiovisual. Trata-se de um estudo sobre autoria, processos e linguagens em mídias audiovisuais que podem promover novas formas de representação e diferentes processos comunicacionais a partir da Convergência das Artes.
Downloads
Referências
AUMONT, Jacques. O olho interminável: cinema e pintura. São Paulo: Cosac & Naify, 2004.
______. A estética do filme. Campinas: Papirus, 1995.
AUMONT, Jacques. A Imagem. Campinas: Papirus, 1993.
BELLOUR, Raymond. Fragmentos de um arquipélago. Revista Imagens, Campinas, n. 3, p. 20-27, dez. 1994.
BENTES, Ivana. Greenaway e a estilização do caos. In: BENTES, Ivana (Org.) Ecos do cinema: de Lumière ao digital. Rio de Janeiro: UFRJ, 2007.
BURCH, Noel. Práxis do cinema. São Paulo: Perspectiva (Debates), 1992.
DUBOIS, Philippe. Cinema, vídeo, Godard. São Paulo: Cosac & Naify, 2004.
EISENSTEIN, Sergei. A forma do filme. Rio de Janeiro: Zahar, 1990.
______. O sentido do filme. Rio de Janeiro: Zahar, 1990.
FELINTO, Erick. Cinema e tecnologias digitais. In: MASCARELLO, Fernando (Org.). História do cinema mundial. Campinas: Papirus, 2006.
GARCIA, Wilton. Peter Greenaway em dois eixos: Barroco e multimeio. Revista Brasileira de Ciências da Comunicação, São Paulo, n. 1, p. 97-109, jan./jun. 1999.
JENKINS, Henry. Cultura da convergência. 2. ed. São Paulo: Aleph, 2009.
LÉVY, Pierre. As tecnologias da inteligência. São Paulo: 34, 1993.
LUCA, Luiz Gonzaga Assis de. Cinema digital: um novo cinema? São Paulo: Imprensa Oficial, 2004.
MOURÃO, Maria Dora. Greenaway e as influências das novas tecnologias na linguagem cinematográfica. In: MACIEL, Maria Esther (Org.). O cinema enciclopédico de Peter Greenaway. São Paulo: Unimarco, 2004.
______. Entrevista: cinema e novas tecnologias. Conversa com Peter Greenaway. In: MACIEL, Maria Esther (Org.). O cinema enciclopédico de Peter Greenaway. São Paulo: Unimarco, 2004.
NUNES, Pedro. As relações estéticas no cinema eletrônico. Maceió: UFPB-UFAL, 1996.
PARENTE, André. A imagem virtual, auto-referente. Revista Imagens, Campinas, n. 3, p. 15-19, dez. 1994.
______. (Org.). Imagem máquina. Rio de Janeiro: 34, 1993.
RAMOS, Fernão Pessoa. Falácias e deslumbre face à imagem digital. Revista Imagens, Campinas, n. 3, p. 28-33, dez. 1994.
PIGNATARI, Décio. Semiótica da montagem. Revista Através, São Paulo, n. 1, p. 14-26, 1982/1983.
PLAZA, Júlio. Info x foto: grafias. Revista Imagens, Campinas, n. 3, p. 50-55, dez. 1994.
SANTAELLA, Lúcia. Cultura das mídias. São Paulo: Experimento, 1996.
______. Imagem pré-fotográfica-pós. In: Imagens. Campinas: Unicamp, n. 3, p. 34-40, 1994.
SHAKESPEARE, William. A tempestade. São Paulo: L&PM, 2002.
VANOYE, Francis; GOLIOT-LÉTÉ, Anne. Ensaio sobre a análise fílmica. Campinas: Papirus, 1994.
WÖLFFLIN, Heinrich. Conceitos fundamentais da história da arte. São Paulo: Martins Fontes, 1984.
XAVIER, Ismail. O discurso cinematográfico: a opacidade e a transparência. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1984.
______ (Org.). A experiência do cinema: antologia. Rio de Janeiro: Graal/Embrafilme, 1983.
Downloads
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Derechos de Autor
La sumisión de originales para la Revista Famecos implica la transferencia, por los autores, de los derechos de publicación. El copyright de los artículos de esta revista es el autor, junto con los derechos de la revista a la primera publicación. Los autores sólo podrán utilizar los mismos resultados en otras publicaciones indicando claramente a Revista Famecos como el medio de la publicación original.
Creative Commons License
Excepto donde especificado de modo diferente, se aplican a la materia publicada en este periódico los términos de una licencia Creative Commons Atribución 4.0 Internacional, que permite el uso irrestricto, la distribución y la reproducción en cualquier medio siempre y cuando la publicación original sea correctamente citada.