Argumentação e jogo de imagens no discurso da propaganda eleitoral
DOI:
https://doi.org/10.15448/1980-3729.2014.3.16446Palavras-chave:
Território, Discurso político, Análise de discursoResumo
Neste artigo, as autoras refletem sobre as propagandas eleitorais veiculadas no rádio durante o plebiscito sobre a divisão do estado do Pará, com vistas à criação dos estados de Carajás e Tapajós, ocorrido em dezembro de 2011. São analisadas, através de duas vinhetas, as propagandas das duas frentes políticas envolvidas na disputa eleitoral, tendo como procedimento analítico o trabalho discursivo do jogo de imagens idealizado por Pêcheux (2010) e reformulado por Osakabe (1999). Evidencia-se o modo como os discursos políticos são configurados como atos perlocucionários, uma vez que precisam trabalhar com imagens acerca do falante, do referente e dos eleitores, tendo como condicionante a conquista do voto. As conclusões mostram que esse exercício leva a uma fragmentação do real e a uma sobreposição de imaginários produzidos acerca de aspectos considerados relevantes para a campanha.
Downloads
Referências
BECKER, Bertha K. Amazônia: geopolítica na virada do III milênio. Rio de Janeiro: Garamond, 2007.
CASTRO, Edna. Expansão da fronteira, megaprojetos de infraestrutura e integração sul-americana. Caderno CRH , jan./abr. p. 45-61, 2012.
CERTEAU, Michel de. A operação histórica. In: LE GOFF, P.; NORA, P. História. Novos Problemas. Rio de Janeiro: Francisco Alves. 1995.
GREGOLIN, Maria do Rosário Valencise. Foucault e Pêcheux na análise do discurso: diálogos & duelos. São Carlos-SP: Claraluz, 2004.
KOHLHEPP, Gerd. Impactos regionais de “Grandes Projetos” e as possibilidades de reorganização do espaço na periferia amazônica. In: ARAGÓN, L. E. (Org.). A desordem ecológica na Amazônia. Belém: Editora Universitária UFPA. UNAMAZ/UFPA, 1991.
ORLANDI, Eni Puccinelli. Análise de discurso: Princípios e procedimentos. 7. ed. Campinas: Pontes, 2012.
OSAKABE, Haquira. Argumentação e discurso político. 2. ed. São Paulo: Martins Fontes, 1999.
PÊCHEUX, Análise automática do discurso. In: GADET, Françoise; HAK, Tony. Por uma análise automática do discurso: uma introdução à obra de Michel Pêcheux. Campinas, SP: Editora da Unicamp, 2010.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Derechos de Autor
La sumisión de originales para la Revista Famecos implica la transferencia, por los autores, de los derechos de publicación. El copyright de los artículos de esta revista es el autor, junto con los derechos de la revista a la primera publicación. Los autores sólo podrán utilizar los mismos resultados en otras publicaciones indicando claramente a Revista Famecos como el medio de la publicación original.
Creative Commons License
Excepto donde especificado de modo diferente, se aplican a la materia publicada en este periódico los términos de una licencia Creative Commons Atribución 4.0 Internacional, que permite el uso irrestricto, la distribución y la reproducción en cualquier medio siempre y cuando la publicación original sea correctamente citada.