Mídia e Política: estratégias para a construção do “capital simbólico” dos políticos
DOI:
https://doi.org/10.15448/1980-3729.2014.3.18431Palavras-chave:
Política, Ideologia, Meios de comunicação.Resumo
O artigo apresenta os resultados de uma investigação ampla feita com atores políticos para identificar suas percepções sobre a importância da mídia na construção do fato político, tendo como método a Hermenêutica de Profundidade (HP), de John Thompson (2011). Nosso corpus de pesquisa foi composto por 14 entrevistas com políticos, distribuídos nas esferas Federal, Estadual e Municipal, sendo 2 senadores da República, 6 deputados federais, 4 deputados estaduais e 2 vereadores. A filiação partidária foi assim delimitada: 6 integrantes do Partido dos Trabalhadores (PT), 2 do Partido Progressista (PP), 2 do Partido Socialismo e Liberdade (PSOL), 2 do Partido do Movimento Democrático Brasileiro (PMDB), um do Partido Trabalhista Brasileiro (PTB) e um do Partido Socialista Brasileiro (PSB). As narrativas demonstram os acordos e práticas ocultas aos eleitores/cidadãos. Revelamos como os meios de comunicação reafirmam sua capacidade de criar ou destruir carreiras políticas. A conclusão fundamental a que a investigação chega é que existe uma dissimulação orquestrada com o fim de manter relações assimétricas de poder, perpetuando ideologias dominantes.
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