Campanhas online e twitter: a interação entre campanhas e eleitores nas eleições presidenciais brasileiras de 2010
DOI:
https://doi.org/10.15448/1980-3729.2016.1.22088Palavras-chave:
Campanhas online, Eleições, TwitterResumo
Desde 1996, pesquisadores se debruçam sobre especulações de ordem teórica e exames empíricos para refletir sobre quais os ganhos democráticos e estratégicos da interação direta, via tecnologias digitais entre candidatos e partidos com eleitoresEspecificamente, a pesquisa aqui apresentada pretende avaliar a frequência de uso de recursos interativos por candidatos à presidência do Brasil em 2010 no Twitter, além de propor e aplicar uma metodologia que permita aferir com precisão o quão efetivas foram tais interações e com quais finalidades políticas e estratégicas foram empregadas. Conclui-se que os três principais candidatos à presidente do Brasil em 2010 apresentaram índices significativos de interação. No entanto, a comunicação horizontal das campanhas não serviu majoritariamente à discussão de ideias, posicionamentos e projetos políticos.
Downloads
Referências
AGGIO, Camilo. Campanhas on-line: o percurso da formação das questões, problemas e configurações a partir da literatura produzida entre 1992 e 2009. In: MARQUES, F. P. J. A.; SAMPAIO, R. C ; AGGIO, Camilo (Org.). Do clique à urna: Internet, redes sociais e eleições no Brasil. 1. ed. Salvador: EDUFBA, v.1, p. 290-350, 2013.
ARAGÓN, Pablo; KAPPLER, Karolin Eva; KALTENBRUNNER, Andreas; LANIADO, David; VOLKOVICH, Yana. Communication Dynamics in Twitter During Political Campaigns: The Case of the 2011 Spanish National Election. Policy and Internet. v.5, n.2, p. 183-206, 2013.
BAXTER, Graeme; MARCELLA, Rita. Online Parliamentary Election Campaigns in Scotland: A decade of Research. E-Journal of eDemocracy and Open Government, v.5, n.2, p. 107-127, 2012.
BRUNS, Axel; HIGHFIELD, Tim. Political Networks on Twitter. Information, Communication & Society, v.5, n.16, p. 667-691, 2013.
BURSON-MARSTELLER. Twiplomacy. Disponível em: http://brasil.bm.com/releases/twitter-e-a-rede-social-favorita-dos-lideres-do-governo/. Acesso em: 08 out. 2015.
CARLSON, Tom; GÖRAN, Djupsund. Old Wine in New Bottles? The 1999 Finnish Election Campaign on the Internet. The Harvard International Journal of Press/Politics; v.6, n.1, p. 68-87, 2001.
CONWAY, Bethany Anne; KENSKI, Kate; WANG, Di. Twitter Use by Presidential Primary Candidates During the 2012 Campaign. American Behavioral Scientist, v.57, n.11, p. 1596-1610, 2013.
DAVIS, Richard; OWEN, Diana. New Media and American Politics. Oxford: Oxford University Press, 1998.
DRUCKMAN, James N.; KIFER, Martin J; PARKIN, Michael. The Technological Development of Congressional Candidate Websites: How and Why Candidates Use Web Innovations. Social Science Computer Review; v.25, n.4, p. 425-442, 2007.
ENLI, Gunn Sara; SKOGERBO, Eli. Personalized Campaigns in Party-Centred Politics. Information, Communication & Society, v.16, p. 5, p. 1-18, 2013.
FARNSWORTH, Stephen J.; OWEN, Diana. Internet use and the 2000 presidential election. Electoral Studies, v.23, n.3, p. 415-429, 2004.
FERNANDEZ, Rogério Garcia. Campanhas Eleitorais Brasileiras na Internet. Dissertação.2005. 145 f. (Mestrado em Ciência Política do Instituto de Filosofia da Universidade Estadual de Campinas) – Instituto de Filosofia e Ciências Humanas, UNICAMP, Campinas, 2005.
GIBSON, Rachel K.; MARGOLIS; RESNICK, Michael; WARD, Stephen J. Election campaigning on the www in the USA and UK: A Comparative Analysis. Party Politics, v.9, n.1, p. 47-75, 2003.
GOMES, W. S.; FERNANDES, Breno; REIS, Lucas; SILVA, Tarcizio. "Politics 2.0": A campanha on-line de Barack Obama em 2008. In:
MARQUES, F. P. J. A.; SAMPAIO, Rafael C.; AGGIO, Camilo (Org.). Do clique à urna: Internet, redes sociais e eleições no Brasil. Salvador: EDUFBA, p. 63-90, 2013.
GOMES, W.; REIS, Lucas; DUARTE, Marília; MARQUES, Maurício. O Twitter na campanha eleitoral de 2010. Anais do IV Congresso da Compolítica. Rio de Janeiro: UFRJ, 2010.
GRAHAM, Todd; BROERSMA, Marcel; HAZELHOFF, Karin; van’t Haar,
GUIDO. Between Broadcasting Political Message and Interacting with Voters. Information, Communication & Society, v.16, n.5, p. 692-716, 2013.
GRUSELL, Marie; NORD, Lars. Three Attitudes to 140 Characters: The Use and Views of Twitter in Political Party Communications in Sweden. Public Communication Review. v.2, n.2, p. 48-61, 2012.
HOLOTESCU, Carmen; GROSSECK, Gabriela; BRAN, Ramona; GUTU, Dorina. The Influence of Communication in 140 Characters on Romanian Presidential Elections. Disponível em: http://www.ris.uvt.ro/wp-content/uploads/2010/11/holotescuetal_ris13.pdf. Acesso em: 8 out. 2015.
HOWARD, Philip N. Deep Democracy, Thin Citizenship: The Impact of Digital Media in Political Campaign Strategy. In: Annals of the American Academy of Political and Social Science 597, 2005.
KLINGER, Ulrike. Mastering the Art of Social Media: Swiss parties, the 2011 national election and digital challenges. Information, Communication & Society. v.16, n.5, p. 717-736, 2013.
KLUVER, Randolph. Political Culture and Information Technology in the 2001 Singapore General Election. Political Communication, v.21, n.4, p. 435-458, 2004.
LUSOLI, Wainer; WARD, Janelle. "Politics Makes Strange Bedfellows": The Internet and the 2004 European Parliament Election in Britain. The Harvard International Journal of Press/Politics; v.10 n.4, p. 71-97, 2005.
MACNAMARA, Jim; KENNING, Gail. E-electioneering 2010: Trends in social media use in Australian political communication. Disponível em: https://www.academia.edu/830297/E-electioneering_2010_Trends_in_Social_Media_Use_in_Australian_Political_Communication. Acesso em: 1 maio 2014.
MARQUES, F. P. J. A.; AQUINO, J. A. Representação Parlamentar no Twitter: Uma abordagem quantitativa. Anais do XXII Encontro Anual da Associação Nacional dos Programas de Pós-Graduação em Comunicação (COMPÓS), Salvador: UFBA, 2013.
MARQUES, F. P. J. A. ; SILVA, F.W.O.; MATOS, N.R. . Estratégias de Comunicação Política Online: Uma Análise do Perfil de José Serra no Twitter. In: Francisco Paulo Jamil Almeida Marques, Rafael Cardoso Sampaio e Camilo Aggio. (Org.). Do clique à urna: internet, redes sociais e eleições no Brasil. 1ed.Salvador: EDUFBA, 2013, v. 1, p. 268-302.
PARK, Hun Myoung; PERRY, James L. Do Campaign Websites Really Matter in Electoral Civic Engagement? Empirical Evidence From the 2004 Post-Election Internet Tracking Survey. Social Science Computer Review, v.26, n.2, p. 190-212, 2008.
PARMELEE, John H.; BICHARD, Shannon L. Politics and the Twitter Revolution: How Tweets Influence the Relationship between Political Leaders and the Public. United Kingdom: Lexington Books, 2012.
SCHWEITZER, Eva Johanna. Election Campaigning Online: German Party Websites in the 2002 National Elections. European Journal of Communication; v.20, n.3; p. 327-351, 2005.
STROMER-GALLEY, Jennifer. Interação on-line e por que os candidatos a evitam. In: MARQUES, F., P., A.; SAMPAIO, R., C.; AGGIO, Camilo (Org.). Do Clique à Urna: Internet, redes sociais e eleições no Brasil. Salvador: EDUFBA, p. 29-62, 2013.
______. Presidential Campaigning in the Internet Age. New York: Oxford University Press. 2014.
TKACH-KAWASAKI, Leslie M. Politics@Japan: Party Competition on the Internet in Japan. Party Politics, v.9, n.1, p. 105-123, 2003.
WARD, Stephen; GIBSON, Rachel. On-line and on message? Candidate websites in the 2001 General Election. British Journal of Politics and International Relations, v.5, n.2, p. 188-205, 2003.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Derechos de Autor
La sumisión de originales para la Revista Famecos implica la transferencia, por los autores, de los derechos de publicación. El copyright de los artículos de esta revista es el autor, junto con los derechos de la revista a la primera publicación. Los autores sólo podrán utilizar los mismos resultados en otras publicaciones indicando claramente a Revista Famecos como el medio de la publicación original.
Creative Commons License
Excepto donde especificado de modo diferente, se aplican a la materia publicada en este periódico los términos de una licencia Creative Commons Atribución 4.0 Internacional, que permite el uso irrestricto, la distribución y la reproducción en cualquier medio siempre y cuando la publicación original sea correctamente citada.