Quando a crítica encontra a TV: uma abordagem cultural para a análise da crítica televisiva.
DOI:
https://doi.org/10.15448/1980-3729.2016.2.22177Palavras-chave:
Crítica, Estudos de televisão, Cultural studiesResumo
O que podemos conhecer da televisão a partir de sua crítica? Embora os estudos sobre crítica televisiva estejam numa curva ascendente, poucas vezes esta questão é levantada, o que torna o tratamento da crítica um objeto em si mesmo e não uma prática em contiguidade com o campo televisivo. O objetivo deste artigo é efetuar uma reflexão sobre a crítica televisiva a partir da análise cultural formulada pelos cultural studies, ou seja, como uma prática cultural dotada de valores que se colocam na interseção entre a análise do produto e a totalidade do social. Ao final do texto, propomos uma breve discussão sobre como a crítica pode contribuir com os estudos de televisão, tendo como foco quatro eixos: 1) investigar a qualidade enquanto quadro valorativo flexível; 2) compreender como alterações contextuais implicam nas formas de consumo e produção; 3) identificar tensionamentos nas formas televisivas dominantes; 4) compreender os gêneros televisivos enquanto categoria cultural.
Downloads
Referências
ALLEN, Robert. Reflexões sobre estudos de televisão do meu lugar de observação. Cadernos de Televisão. Rio de Janeiro: Instituto de Estudos de Televisão, 2007.
BRAGA, José Luiz. A sociedade enfrenta sua mídia: dispositivos sociais de crítica midiática. São Paulo: Paulus, 2006.
CEVASCO, Maria Elisa. Para ler Raymond Williams. São Paulo: Paz e Terra, 2001.
______. Dez lições sobre estudos culturais. São Paulo: Boitempo Editorial, 2003.
GOMES, Itania. Raymond Williams e a hipótese cultural da estrutura de sentimento. In: GOMES, Itania; JANOTTI JUNIOR, Jeder (orgs). Comunicação e estudos culturais. Salvador: Edufba, 2011a. p. 29-48.
GOMES, Itania. Gênero televisivo como categoria cultural: um lugar no centro do mapa das mediações de Jesus Martin-Barbero. Revista Famecos, Porto Alegre, vol. 18, n. 1, p. 111-130, 2011b.
MITTELL, Jason. A cultural approach to television genre theory. Cinema Journal, 40, n. 3, p. 3-24, spring 2001.
MITTELL, Jason. Genre and Television. From Cop Shows to Cartoons in American Culture. London: Routledge, 2004.
POOLE, Mike. The cult of the generalist: British television criticism 1936-1983. Revista Screen, vol 25, n. 2, p. 41-61, 1984.
RIXON, Paul. Re-evaluating the role of television criticism in the British press. Journalism, vol. 14, n. 3, p. 388-400, 2012.
SILVA, Gislene; SOARES, Rosana. Para pensar a crítica de mídias. Revista FAMECOS, vol. 20, n. 3, p. 820-839, set./dez. 2013.
SILVA, Fernanda Mauricio. Em busca de um telejornalismo legítimo: critérios de qualidade nas críticas de Artur da Távola nos anos 1970. Revista Significação, n. 41, vol, 41, p. 58-78, 2014.
SOARES, Rosana; SERELLE, Márcio. A crítica de TV no Brasil: valores e repertórios. Revista Intexto, Porto Alegre, UFRGS, n.28, p. 171-189, jul. 2013.
TÁVOLA, Artur. Existe mesmo a crítica de televisão? Jornal O Globo, 29 out. 1976. Disponível em: http://www.tv-pesquisa.com.puc-rio.br/mostraregistro.asp?CodRegistro=41328&PageNo=1 Acesso em: 19 abr. 2013.
TÁVOLA, Artur. Todo mundo gosta de com quem concorda. Jornal O Globo, 30 out. 1976. Disponível em: http://www.tv-pesquisa.com.puc-rio.br/mostraregistro.asp?CodRegistro=1579&PageNo=15 Acesso em: 9 mai. 2013.
TÁVOLA, Artur. Ato leigo de contrição. Jornal O Globo, 31 out. 1976. Disponível em: http://www.tv-pesquisa.com.puc-rio.br/mostraregistro.asp?CodRegistro=41329&PageNo=1 Acesso 19 abr. 2013.
WILLIAMS, Raymond. Cultura. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2011a.
WILLIAMS, Raymond. Base e superestrutura na teoria da cultura marxista. In: Cultura e Materialismo. São Paulo: Editora Unesp, 2011b. p. 43-67.
WILLIAMS, Raymond. Palavras-chave: um vocabulário de cultura e sociedade. São Paulo: Boitempo Editorial, 2007.
WILLIAMS, Raymond. Television: technology and cultural form. New York: Schoken Books, 1975.
WILLIAMS, Raymond. Marxismo e Literatura. Rio de Janeiro: Zahar Editores, 1979.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Derechos de Autor
La sumisión de originales para la Revista Famecos implica la transferencia, por los autores, de los derechos de publicación. El copyright de los artículos de esta revista es el autor, junto con los derechos de la revista a la primera publicación. Los autores sólo podrán utilizar los mismos resultados en otras publicaciones indicando claramente a Revista Famecos como el medio de la publicación original.
Creative Commons License
Excepto donde especificado de modo diferente, se aplican a la materia publicada en este periódico los términos de una licencia Creative Commons Atribución 4.0 Internacional, que permite el uso irrestricto, la distribución y la reproducción en cualquier medio siempre y cuando la publicación original sea correctamente citada.