Midiatização: um conceito, múltiplas vozes
DOI:
https://doi.org/10.15448/1980-3729.2016.2.22253Palavras-chave:
Comunicação, midiatização, mapa sistêmicoResumo
A midiatização tornou-se cada vez mais um conceito chave, fundamental, essencial para descrever o presente e a história dos meios e a mudança comunicativa que está ocorrendo. Desse modo, se se tornaram parte do todo, não se pode vê-los como uma esfera separada. Nessa perspectiva, a midiatização é usada como um conceito para descrever o processo de expansão dos diferentes meios técnicos e considerar as inter-relações entre a mudança comunicativa dos meios e a mudança sociocultural. Entretanto, muito embora vários pesquisadores utilizem o conceito de midiatização, cada um lhe dá o significado que melhor lhe agrada. Desse modo, o conceito de midiatização é tratado de com múltiplas vozes. O presente texto procura discutir esse problema e apresentar uma posição preliminar sobre o assunto.
Downloads
Referências
CHARDIN, Pierre Teilhard de. El Porvenir del Hombre. Madrid: Taurus, 1962.
Communication Research Trends. “Theological and Religious Perspectives on the Internet”. v. 31, n. 1, 2012.
FAUSTO NETO, Antônio (Org.). Midiatização e Processos Sociais – aspectos metodológicos. Santa Cruz: Edunisc, 2010.
GOMES, Pedro Gilberto e outros. Estudos de comunicação: transversalidades epistemológicas. São Leopoldo: EdUnisinos, 2010.
GOMES, Pedro Gilberto. Da Igreja Eletrônica à Sociedade em Midiatização. São Paulo: Paulinas, 2010.
HJARDARD, Stig. The Mediatization of Culture and Society. London & New York: Routledge, 2013. Tradução Brasileira pela Editora da Unisinos, São Leopoldo, 2014.
Hermès - Une revue de l'Institut des sciences de la communication du CNRS (ISCC) n°25 – « LE DISPOSITIF –ENTRE USAGE ET CONCEPT » (Numéro coordonné par Geneviève JACQUINOT-DELAUNAY et Laurence MONNOYER), 1999.
MARCONDES FILHO, Ciro. Prefácio à edição brasileira. In: LUHMANN, Niklas. A realidade dos meios de comunicação. São Paulo: Paulus, 2005.
MARTIN BARBERO, Jesus. Dos meios às Mediações. Rio de Janeiro: Editora da UFRJ, 1997.
MATTOS, Maria Ângela; JANOTTI JUNIOR, Jeder; JACKS, Nilda (Orgs). Mediação & Midiatização. Salvador: EDUFBA; Brasília: Compós, 2012.
MCLUHAN, Marshall. Os meios de comunicação como extensões do homem. São Paulo: Cultrix, 1996.
REIS, Abel. Problematizando o conceito de bios midiático. Semiótica. Porto Alegre: FAMECOS/PUCRS, 2006.
SODRÉ, Muniz. Antropológica do Espelho. Petrópolis: Vozes, 2010.
WOLFE, Tom. Introdução. In: MCLUHAN, Marshall. McLuhnan por McLuhan. Rio de Janeiro: Ediouro, 2005.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Derechos de Autor
La sumisión de originales para la Revista Famecos implica la transferencia, por los autores, de los derechos de publicación. El copyright de los artículos de esta revista es el autor, junto con los derechos de la revista a la primera publicación. Los autores sólo podrán utilizar los mismos resultados en otras publicaciones indicando claramente a Revista Famecos como el medio de la publicación original.
Creative Commons License
Excepto donde especificado de modo diferente, se aplican a la materia publicada en este periódico los términos de una licencia Creative Commons Atribución 4.0 Internacional, que permite el uso irrestricto, la distribución y la reproducción en cualquier medio siempre y cuando la publicación original sea correctamente citada.