Estéticas bastardas de subjetividades celebrizadas: sensualização, deboche e resistências no pop-funk de Lia Clark
DOI:
https://doi.org/10.15448/1980-3729.2019.1.30349Palavras-chave:
Cultura pop. Resistência. Lia Clark.Resumo
problematizamos neste artigo características da performance midiática da cantora drag Lia Clark, com o objetivo de pensar formas da resistência no âmbito do entretenimento e da cultura pop. A análise de alguns de seus videoclipes é articulada às chaves conceituais da “subjetividade política encorpada” e da “bastardia”. Entendemos que há uma centralidade do corpo-mídia travestido e ambivalente de Clark na construção de suas estratégias narrativas, que dialogam fortemente com o humor, a sensualização e o deboche. Este corpo narrativo é também porta-voz de enfrentamentos importantes, que incidem diretamente na luta por audiovisibilidade de gays, mulheres e transexuais.Downloads
Referências
ALVARADO, Sara Victoria; DÍAZ, Álvaro. Subjetividade política encorpada. Revista Colombiana de Educación, v. XX, n. 63, p. 111-128, 2012.
https://doi.org/10.17227/01203916.1689
AMARAL, Adriana; BARBOSA, Camila; POLIVANOV , Beatriz. Subculturas, re(a)presentação e autoironia em sites de rede social: o caso da fanpage “Gótica Desanimada” no Facebook. Revista Lumina, v. 9, n. 2, p. 1-18, dez. 2015.
APPADURAI, Arjun. Dimensões culturais da globalização. Lisboa: Teorema, 2005.
CERTEAU. Michel de. A invenção do cotidiano: artes de fazer. Petrópolis, RJ: Vozes, 2005.
CLARK, Lia. Conheça Lia Clark, Drag queen funkeira que superou Metralhadora e Baile de favela nas paradas. Entrevista a Felipe Gladiador. Site R7. São Paulo, 22 fev. 2016.
Disponível em: http://entretenimento.r7.com/pop/fotos/conheca-lia-clark-Drag-queen-funkeira-que-superou-metralhadora-e-baile-de-favela-nas-paradas-22022016#!/ foto/2. Acesso em: 10 ago. 2017.
CLARK, Lia. Trava Trava. Youtube. Direção e Edição: Gabriel Riccieri Produção Musical: Pedrowl, Lia Clark, Vitor Martins. Realização: Lia Clark Produções © 2016 Lia Clark Records. 3m24.
Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=KgUGMDHU7d8. Acesso em: 3 jun. 2017. 03/06/2017.
CLARK, Lia. Chifrudo. Youtube. Direção e Edição: Gabriel Riccieri. Produção Musical: Pedrowl, Lia Clark Realização: Lia Clark Produções © 2016 Lia Clark Records.4m22.
Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=OJK97kvgA0k. Acesso em 3 jun 2017.
GOMES, Jacimar Silva. Paixão em estado bruto. Movimento Hip Hop: Palco e Projeto de uma juventude. 2009. 205f. Dissertação (Mestrado em Comunicação Social) – Programa de Pós-graduação em Comunicação Social, UFF, Niterói, 2009.
KELNNER, Douglas. A cultura da mídia. São Paulo: Edusc, 2001.
MARCONDES FILHO , Ciro. Elemento para a construção de uma comunicologia. De como melhor compreender a comunicação considerando-a como um evento estético.
XXVI Encontro Anual da Compós, 2017. Anais... São Paulo: Cásper Líbero, 2017.
PELBART, Peter Pál. A vertigem por um fio. São Paulo: Iluminuras, 2000.
PELBART, Peter Pál. Vida Capital: Ensaios de biopolítica. São Paulo: Iluminuras, 2003.
PELBART, Peter Pál. Elementos para uma cartografia da grupalidade. In: SAADI, F. e GARCIA, Silvana (org.). Próximo Ato: Questões da Teatralidade Contemporânea. São Paulo: Itaú, 2008a. PELBART, Peter Pál. Vida e morte em contexto de dominação biopolítica. Instituto de Estudos avançados da USP (IEA). São Paulo, 3/10/2008. 2008b.
Disponível em: http://www.iea.usp.br/publicacoes/textos/pelbartdominacaobiopolitica.pdf/at_download/file. Acesso em: 26 fev. 2019.
PRYSTHO N, Ângela. Margens do mundo: a periferia nas teorias do contemporâneo. Revista FAMECOS, Porto Alegre, n. 21, p.43-50, ago. 2003.
https://doi.org/10.15448/1980-3729.2003.21.3212
RAMOS, Bruna. Entenda o projeto de “cura gay”. Site EBC. Brasília, 19 de julho 2013.
Disponível em: http://www.ebc.com.br/cidadania/2013/06/entenda-o-projeto-de-cura-gay. Acesso em: 9 jun. 2017.
RINCÓN, Omar. O popular na comunicação: culturas bastardas + cidadanias celebrities. Revista Eco Pós, v. 19, n. 3, p. 27-49, 2016.
ROCHA, Rose de Melo; SILVA, Josimey Costa da; PEREIRA, Simone Luci. Imaginários de uma outra diáspora: consumo, urbanidade e acontecimentos pós-periféricos. Galáxia, São Paulo, n. 30, p. 99-111, 2015.
Disponível em: https://revistas.pucsp.br/index.php/galaxia/article/view/20453/18256 Acesso em: 26 fev. 2019.
https://doi.org/10.1590/1982-25542015220453
SOUZA, Nauan. Lia Clark em entrevista para o ‘Sério, Nauan?’: “Quero muito ter a oportunidade de fazer um feat com o Bonde das Maravilhas e a Candy Mel”. Site Sério, Nauan? 1 de fev. 2017.
Disponível em: http://serionauan.com/2017/02/01/lia-clark--em-entrevista-para-o-serio-nauan-quero-muito-ter-a-oportunidade-de-fazer-um--feat-com-o-bonde-das-maravilhas-e-a-candy-mel/. Acesso em: 9 jun. 2017.
SPINOZ A, Benedictus. Ética/Spinoza. Belo Horizonte: Autêntica, 2008.
SZPACENKOPF, Marta. Entrevista com Peter Pál Pelbart: Nossa sociedade está esgotada de tudo. O Globo. Rio de Janeiro, 20 de abril 2017.
Disponível em: https://oglobo.globo.com/sociedade/conte-algo-que-nao-sei/peter-pal-pelbart-nossa-sociedade-esta-esgotada-de-tudo-21231724. Acesso em: 10 jun. 2017.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2019 Revista FAMECOS

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Derechos de Autor
La sumisión de originales para la Revista Famecos implica la transferencia, por los autores, de los derechos de publicación. El copyright de los artículos de esta revista es el autor, junto con los derechos de la revista a la primera publicación. Los autores sólo podrán utilizar los mismos resultados en otras publicaciones indicando claramente a Revista Famecos como el medio de la publicación original.
Creative Commons License
Excepto donde especificado de modo diferente, se aplican a la materia publicada en este periódico los términos de una licencia Creative Commons Atribución 4.0 Internacional, que permite el uso irrestricto, la distribución y la reproducción en cualquier medio siempre y cuando la publicación original sea correctamente citada.