Comunicação visual no ambiente digital: dispositivos e performance tipográfica nas capas da revista Elle
DOI:
https://doi.org/10.15448/1980-3729.2019.1.31061Palavras-chave:
Comunicação Visual. Tipografia Digital. Revista Elle Brasil.Resumo
a variedade de dispositivos digitais fixos e móveis impacta na comunicação visual presente em veículos, como na tipografia das capas de revistas em ambiente virtual. A qualidade também está ligada à forma de apresentação dos conteúdos, cujas características essenciais são a legibilidade e a usabilidade. Este estudo engloba a interação entre comunicação, tipografia digital e revistas. O objetivo é explorar o ambiente da tipografia digital e sugerir critérios para controle de qualidade da presença tipográfica nas plataformas digitais. A pesquisa é qualitativa, de cunho descritivo, e analisa as capas de Elle Brasil em ambientes digitais, por meio de categorias de legibilidade e usabilidade. Com base nas análises, verificamos que a qualidade da presença tipográfica em ambiente digital deve abranger a identidade do veículo de comunicação e as características da plataforma, mantendo a legibilidade. A presença da usabilidade nos equipamentos corrige eventuais desconfortos e torna a leitura satisfatória.Downloads
Referências
MARTINS, C. Análise da trilogia Matrix. 2012 – A Era de Ouro, [200-?].
Disponível em: http://2012aeradeouro.webnode.com.br/products/analise-do-filme-matrix/. Acesso em: 6 mar. 2017.
ALI, F. A arte de editar revistas. São Paulo: Companhia Editora Nacional. 2009.
ALTERMANN , D. Design Responsivo: entenda o que é a técnica e como ela funciona. Midiatismo, 2012.
Disponível em: https://www.midiatismo.com.br/design-responsivo--entenda-o-que-e-a-tecnica-e-como-ela-funciona. Acesso em: 26 mar. 2018.
ANDRADE, D. S. Efeito Matrix. In: Blog do Dario, 21 out. 2010.
Disponível em: http://photoshopindesign.blogspot.com/2010/10/efeito-matrix.html. Acesso em: 27 fev. 2019.
BARBOSA, S. Entrevista I [fev.2017]. Entrevistador: Audrey Marques Duarte. Salvador, 14 fev. 2017. 1 arquivo .mp3 (52 min.).
BARBOSA, S. Jornalismo convergente e continuum multimídia na quinta geração do jornalismo nas redes digitais. In: CANAVILHAS, J. (org.). Notícias e Mobilidade: O Jornalismo na Era dos Dispositivos Móveis. Covilhã, Portugal: LABCOM-UBI.
Disponível em: http://citeseerx.ist.psu.edu/viewdoc/download?doi=10.1.1.878.4768&rep=rep1&-type=pdf#page=41. Acesso em: 20 mar. 2018.
BRINGHURST, R. Elementos do estilo tipográfico. 3.ed. São Paulo: Cosac Naify, 2011.
CALDWELL, Cath; ZAPATERRA, Yolanda. Design editorial: Jornais e revistas / mídia impressa e digital. São Paulo: Gustavo Gilli, 2014.
CANEVACCI, M. Antropologia da comunicação visual. Rio de Janeiro: DP&A, 2001.
CARRAMILL O, M. C. Produção gráfica II: papel, tinta, impressão e acabamento. São Paulo: Global, 1997.
ELLE - PARA MADAMES E MADEMOISELL ES. Correio do Povo. Porto Alegre, 2 jul. 2014.
Disponível em: http://www.correiodopovo.com.br/blogs/correiofeminino/2014/07/14028/elle-para-madames-e-mademoiselles/. Acesso em: 22 fev. 2017.
COSTA, S. R. Minidicionário do discurso eletrônico-digital. Belo Horizonte: Autêntica, 2009.
DONDIS, D. A. A sintaxe da linguagem visual. 3. ed. São Paulo: Martins Fontes, 2007.
DUARTE, A. M. A revista, o design gráfico e a tipografia digital: um estudo de caso sobre as capas de Elle. 2017. 348p. Tese (Doutorado em Comunicação Social) – Escola de Comunicação, Educação e Humanidades, Universidade Metodista de São Paulo, São Bernardo do Campo, 2017.
FADEL, L.; LICHESKI, L. (In)acessibilidade digital. InfoDesign: revista brasileira de design da informação, São Paulo, v.10, n. 2. p.104-122, 2013.
FARIAS, P. Tipografia digital: o impacto das novas tecnologias. 4. ed. Teresópolis: 2AB, 2013.
GABRIEL, Martha. Marketing na era digital: conceitos, plataformas e estratégias. São Paulo: Novatec, 2010.
ABRIL COMUNICAÇÕES S/A. GoRead. Grupo Abril, 2016. Ferramenta digital para produtos editoriais. Disponível em: https://www.goread.com.br/aplicativos. Acesso em: 14 jan. 2019.
ELLE BRASIL. São Paulo, 2016, n. 343, dez. 2016a.
Disponível em: http://webviewer.iba.com.br/viewer?ticket=cfcdc061c4722b77824c978c88d6f999. Acesso em: jan. 2017.
ELLE BRASIL. São Paulo, 2016, n. 339, ago. 2016b.
Disponível em: http://webviewer.iba.com.br/viewer?ticket=17fa09a6df3e53bcab277c62aaa8df98. Acesso em: jan. 2017.
ELLE BRASIL. São Paulo, 2016, n. 339, nov. 2016c.
Disponível em: http://webviewer.iba.com.br/viewer?ticket=cfcdc061c4722b77824c978c88d6f999. Acesso em: jan. 2017.
GRUZYN SKI, A., Design editorial e publicação multiplataforma. InTexto, Porto Alegre, n. 34, p. 571-588, set./dez. 2015.
https://doi.org/10.19132/1807-8583201534.571-588
GUIMARÃES, L. Conceitos, fundamentos e as três dimensões do jornalismo visual. Revista Comunicação Midiática, v.8, n.3, p. 236-253, set./dez. 2013.
LONGHI, R. R. Infografia on-line: narrativa intermídia. Estudos em Jornalismo e Mídia, v. 6, n. 1, p. 187-196, jan. /jul. 2009.
Disponível em: https://periodicos.ufsc.br/index.php/jornalismo/article/view/1984-6924.2009v6n1p187. Acesso em: 27 maio 2017.
https://doi.org/10.5007/1984-6924.2009v6n1p187
LUPTON, E. (org.). Tipos na tela. São Paulo: Gustavo Gili, 2015.
LUPTON, E. Pensar com tipos: guia para designers, escritores, editores e estudantes. 2. ed. São Paulo: Cosac Naify, 2013.
MARQUES, T. Tipografia: estrutura e conceitos digitais. Convergências. In: Revista de Investigação e Ensino das Artes. 2. ed. Castelo Branco: IPCB (Instituto Politécnico Castelo Branco), 2008. ISSN: 1646-9054.
Disponível em: http://convergencias.esart.ipcb.pt/article/30. Acesso em: 8 fev. 2017.
MARTINS, C. Análise da trilogia Matrix.
Disponível em: http://2012aeradeouro.webnode.com.br/products/analise-do-filme-matrix/. Acesso em: 6 mar. 2017.
MUNARI, B. Diseño y comunicación visual: contribución a una metodología didáctica. Barcelona: G. Gili, 1997.
NIELSEN, J. Usability enginnering. Boston: Academic Press, 1993.
https://doi.org/10.1016/B978-0-08-052029-2.50009-7
Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República. Pesquisa Brasileira de Mídia 2016. Brasília, 2016.
Disponível em http://www.secom.gov.br/atuacao/pesquisa/lista-de-pesquisas-quantitativas-e-qualitativas-de-contratos-atuais/pesquisa-brasileira-de-midia-pbm-2016.pdf/view. Acesso em: 10 de jan. 2018.
RADFAHRER, L. Design web design. São Paulo: Market Press, 2000.
ROGERS, Y. Design de interação: além da interação humano-computador. 3. ed. Porto Alegre: Bookman, 2013.
SCHACKEL, B. Usability: context, framework, definition, design and evaluation. In: SCHACKE, B.; RICHARDSON, S. J. (eds.). Human factors for informatic usability. New York: Cambridge University Press , 1991. p. 21-37.
SPIEKERMANN , E. A linguagem invisível da tipografia: escolher, combinar e expressar com tipos. São Paulo: Blücher, 2011.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2019 Revista FAMECOS

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Derechos de Autor
La sumisión de originales para la Revista Famecos implica la transferencia, por los autores, de los derechos de publicación. El copyright de los artículos de esta revista es el autor, junto con los derechos de la revista a la primera publicación. Los autores sólo podrán utilizar los mismos resultados en otras publicaciones indicando claramente a Revista Famecos como el medio de la publicación original.
Creative Commons License
Excepto donde especificado de modo diferente, se aplican a la materia publicada en este periódico los términos de una licencia Creative Commons Atribución 4.0 Internacional, que permite el uso irrestricto, la distribución y la reproducción en cualquier medio siempre y cuando la publicación original sea correctamente citada.