Iterações do cinema em filmes sobre jornalistas
DOI:
https://doi.org/10.15448/1980-3729.2020.1.37518Palavras-chave:
Cinema, Jornalismo, IntertextualidadeResumo
O artigo questiona um filão dos estudos de cinema que reivindica que a filmografia sobre o mundo do trabalho dos jornalistas deve ser compreendida como instrumento de crítica da mídia. Tomando por referências duas produções estadunidenses recentes aclamadas em festivais internacionais, Spotlight (2015) e O Abutre (2014), o texto investe em uma análise dos componentes estéticos e narrativos das obras, evidenciando a trama intertextual que elas tecem com outros filmes do gênero e como esta interlocução lhes conduz a reverberar um imaginário de idealização da imprensa liberal que fora historicamente fomentado pelo próprio cinema – e que não necessariamente traduz os dilemas que o jornalismo contemporaneamente vivencia.
Downloads
Referências
ALBUQUERQUE, Afonso. Um outro quarto poder: jornalismo e responsabilidade política no Brasil. Contracampo, Rio de Janeiro, v. 4, p. 23-57, 2000.
ANDERSON, Chris; BELL, Emily; SHIRKY, Clay. Jornalismo pós-industrial: adaptação aos novos tempos. Revista de Jornalismo da ESPM, São Paulo, n. 5, p. 30-89, 2013.
BERGER, Christa (org.). Jornalismo no Cinema: filmografia e comentários. Porto Alegre: Editora da UFRGS, 2002.
BROWN, Robrter. Crime reporting: Veronica Guerin. In: GOOD, Howard. (org.). Journalism ethics goes to the movies. Maryland: Rowman & Littlefield Publishers, Inc., 2008. p. 125-136.
CASAQUI, Vander. Abordagem crítica da cultura da inspiração: produção de narrativas e o ideário da sociedade empreendedora. E-Compós, [S. l.], v. 20, n. 2, p. 1-18, 2017. https://doi.org/10.30962/ec.v20i2.1355
COURI, Norma. Spotlight: mais que uma carta de amor ao jornalismo. Observatório da Imprensa. 2016. Disponível em: http://observatoriodaimprensa.com.br/cinema/spotlight-mais-que-uma-carta-de-amor-ao-jornalismo/ Acesso em 5 jul. 2019.
DINES, Alberto. Resenha das resenhas: Brasil parece Boston. Observatório da Imprensa. 2016. Disponível em: http://observatoriodaimprensa.com.br/imprensa-em-questao/resenha-das-resenhas-brasil-parece-boston/ Acesso em 5. Jul. 2019.
DROHAN, Michele. Spotlight and Investigative Journalism: How the Film Reinforces the Essential Role of a Free, Professional Press in a Democracy. The Serials Librarian, [S. l.], v. 71, n. 3-4, p. 212-220, 2016. https://doi.org/10.1080/0361526X.2016.1237403
EDELMAN TRUST BAROMETER. 2019 Global Report. Edelman Inteligence, 2019. Disponível em: https://www.edelman.com/trust-barometer. Acesso em 11 nov. 2019.
EHRLICH, Matthew. Journalism in the Movies. Urbana: University of Illinois, 2004.
EHRLICH, Matthew. Shattered Glass, Movies, and the Free Press Myth. Journal of Communication Inquiry, [S. l.], v. 29, n. 2, p.103-118, 2005. https://doi.org/10.1177/0196859904272741
EHRLICH, Matthew. Facts, truth, and bad journalists in the movies. Journalism, [S. l.], v. 7, n. 4, p.501-519, 2006. https://doi.org/10.1177/1464884906068364
FAIRCLOUGH, Norman. Discurso e mudança social. Brasília: Editora Univ. de Brasília, 2001.
GHIGLIONE, Loren; SALTZMAN, Joe. Fact or fiction: Hollywood looks at the News. Images of the Journalist in Popular Culture Journal. 2005. Disponível em: https://www.ijpc.org/uploads/files/hollywoodlooksatthenews2.pdf. Acesso em: 5. jul. 2019.
GOMES, Vitor. O jornalista enquanto herói: uma proposta para análise das representações do jornalismo no cinema. Estudos em Jornalismo e Mídia, Florianópolis, v. 10, n. 1, p. 85-102, 2013. https://doi.org/10.5007/1984-6924.2013v10n1p85
LINS DA SILVA, Carlos. Jornalismo sem glamour na telona. Observatório da Imprensa. 2016. Disponível em: http://observatoriodaimprensa.com.br/cinema/jornalismo-sem-glamour-na-telona/ Acesso em: 5. jul. 2019.
LOPES, Fernanda; DUARTE, Maurício; VIEIRA, Itala. Representações cinematográficas do jornalismo investigativo em Todos os homens do presidente (1976) e Spotlight (2015). FAMECOS, Porto Alegre, v. 24, n. 3, p.1-20, 2017. https://doi.org/10.15448/1980-3729.2017.3.26904
McNAIR, Brian. Journalists in film: heroes and villains. Edinburgh: Edinburgh University Press, 2010.
NESS, Richard. From Headline Hunter to Superman: a journalism filmography. Lanham: Scarecrow, 1997.
NEVEU, Erik. Sociologia do jornalismo. São Paulo: Edições Loyola, 2006.
O ABUTRE. Direção de Dan Gilroy. EUA: Open Road Films, 2014. 1 DVD (117 min), son., color., digital.
PAIVA, Cláudio. Os jornalistas, a televisão e outras mídias no cinema: um estudo de ética e representação na arte cinematográfica. FAMECOS, Porto Alegre, n. 32, p. 89-96, 2007. https://doi.org/10.15448/1980-3729.2007.32.3420
ROCCHI, James. Interview: ‘Nightcrawler’ Director Dan Gilroy Talks Jake Gyllenhaal, Robert Elswit & Sociopaths. IndieWire. 2014. Disponível em: https://www.indiewire.com/2014/10/interview-nightcrawler-director-dan-gilroy-talks-jake-gyllenhaal-robert-elswit-sociopaths-270834/. Acesso em: 18. jul. 2020.
ROXO, Marco; GRUPILLO, Aline. Produção de imagem e autoridade jornalística: reflexões sobre jornalismo amador a partir de O Abutre. Contemporânea, Salvador, v. 17, n. 1, p. 99-121, 2019.
SPOTLIGHT: Segredos revelados. Direção de Tom McCarthy. EUA: Open Road Films, 2015. 1 DVD (129 min), son., color., digital.
XEXÉO, Artur. Um filme sobre o bom jornalismo. O Globo. 2016. Disponível em: https://oglobo.globo.com/cultura/um-filme-sobre-bom-jornalismo-18443149. Acesso em: 5 jul. 2019.
VANOYE, Francis; GOLIOT-LÉTÉ, Anne. Ensaio sobre a análise fílmica. Campinas: Papirus, 1994.
ZELIZER, Barbie. Journalists as interpretative communities. Critical Studies in Mass Communication, [S. l.], v. 10, n. 3, p. 219-237, 1993. https://doi.org/10.1080/15295039309366865
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Revista FAMECOS

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Derechos de Autor
La sumisión de originales para la Revista Famecos implica la transferencia, por los autores, de los derechos de publicación. El copyright de los artículos de esta revista es el autor, junto con los derechos de la revista a la primera publicación. Los autores sólo podrán utilizar los mismos resultados en otras publicaciones indicando claramente a Revista Famecos como el medio de la publicación original.
Creative Commons License
Excepto donde especificado de modo diferente, se aplican a la materia publicada en este periódico los términos de una licencia Creative Commons Atribución 4.0 Internacional, que permite el uso irrestricto, la distribución y la reproducción en cualquier medio siempre y cuando la publicación original sea correctamente citada.