O Ф da fotografia (lado b)
DOI:
https://doi.org/10.15448/1980-3729.2020.1.37902Palavras-chave:
Roland Barthes, Fotografia, Câmara ClaraResumo
Em 1979, diante da fotografia da mãe falecida, Roland Barthes escreveu os 48 pequenos capítulos de A Câmara Clara. Publicado em 1980, jamais deixou de ser debatido, admirado, criticado. Esse debate, no entanto, raramente serviu para alargar seu alcance ou aprofundar seus insights. Reduzido a um pequeno número de citações, a multidimensionalidade do texto se perdeu. Esse artigo é a segunda parte de uma releitura do ensaio onde os conceitos são pensados como episódios e a exegese subordina-se às tramas da narrativa. Os aspectos priorizados nesse Lado-B de phi (Ф) são: puncta, a palinódia, interfuit, eidos e aoristo.
Downloads
Referências
AGAMBEN, Giorgio. The Coming Community. Minneapolis: University of Minnesota Press, 2007.
AZEVEDO, Paulo César; LISSOVSKY, Mauricio. Escravos brasileiros do século XIX na Fotografia de Christiano Jr. São Paulo: Ex-Libris, 1988.
BARTHES, Roland. O Óbvio e o obtuso. Lisboa: Edições 70, 1984.
BARTHES, Roland. A Câmara Clara. Lisboa: Edições 70, 1989.
BAZIN, André. “Ontologia da imagem fotográfica”. In: BAZIN, André. O Cinema. São Paulo: Brasiliense, 1991. p. 19-26.
BENVENISTE, Émile. Problèmes de linguistique générale. Paris: Gallimard, 1966.
CADAVA, Eduardo; CORTÉS-ROCCA, Paola. “Notes on Love and Photography”. October, [s. l.], v. 116, Spring, p. 3-34, 2006. https://doi.org/10.1162/octo.2006.116.1.3.
DELEUZE, Gilles. Cinema I: A Imagem-movimento. São Paulo: Brasiliense: 1985.
DERRIDA, Jacques. “The Deaths of Roland Barthes”. In: DERRIDA, J. The Works of Mourning. Chicago: University of Chicago Press, 2001. p. 31-68.
FOUCAULT, Michel. Nietzsche, Freud e Marx: Theatrum Philosoficum. Porto: Anagrama, 1980.
FOUCAULT, Michel. História da Sexualidade I: A Vontade de saber. Rio de Janeiro; Graal, 1982.
FRADE, Pedro Miguel. Figuras do Espanto: a fotografia antes da sua cultura. Porto: Edições Asa, 1992.
GAFFIOT, Félix. Dictionaire Illustré Latin-Français. Paris: Hachette, 1934.
HUSSERL, Edmund. A Ideia da fenomenologia. Lisboa: Edições 70, 1990.
LÉVINAS, Emmanuel. La realidad y su sombra. Madrid: Editorial Trotta, 2001.
LISSOVSKY, Mauricio; BLANK, Thaís. “Catástrofe do sentido e urgência da montagem: o Brasil em 3 fotogramas alemães dos anos 1930”. Devires, [s. l.], v. 7, n. 1, 2010.
LISSOVSKY, Mauricio. Pausas do Destino: teoria, arte e história da fotografia. Rio de Janeiro: Mauad X, 2014.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2020 Revista FAMECOS

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Derechos de Autor
La sumisión de originales para la Revista Famecos implica la transferencia, por los autores, de los derechos de publicación. El copyright de los artículos de esta revista es el autor, junto con los derechos de la revista a la primera publicación. Los autores sólo podrán utilizar los mismos resultados en otras publicaciones indicando claramente a Revista Famecos como el medio de la publicación original.
Creative Commons License
Excepto donde especificado de modo diferente, se aplican a la materia publicada en este periódico los términos de una licencia Creative Commons Atribución 4.0 Internacional, que permite el uso irrestricto, la distribución y la reproducción en cualquier medio siempre y cuando la publicación original sea correctamente citada.