O universo de crenças na argumentação da publicidade
DOI:
https://doi.org/10.15448/1980-3729.2008.35.4103Palavras-chave:
Publicidade, discurso, argumentaçãoResumo
O modo de organização argumentativo constitui o mecanismo que permite a construção de um universo de crenças, a partir de asserções feitas a propósito do mundo numa perspectiva demonstrativa ou persuasiva. A demonstrativa estabelece as ligações de causalidade e a persuasiva elabora a prova com o auxilio dos argumentos, que justificam os propósitos sobre o mundo e as ligações de causalidade, a partir da relação entre as asserções. Como o corpus é formado por anúncios publicitários, a forma de organização argumentativa será estudada com maior destaque, através da teoria semiolinguística de Patrick Charaudeau, que permite a análise da situação comunicativa com as noções de propósito, da proposição e da persuasão, que impõem estratégias de diferenciação, utilizando a singularidade nos discursos da concorrência.Downloads
Referências
ADAM, Jean Michel. Eléments de linguistique textuelle. Liège: Mardaga, 1990.
BIGAL, Solange. Afinal, o que é criação publicitária? – ou o estético na publicidade. São Paulo: Razão Social, 1999.
CASTRO, Maria Helena Steffens de. O Literário como Sedução: a publicidade na Revista do Globo.Porto Alegre: EDIPUCRS, 2004.
CHARAUDEAU, Patrik. Langage et discours. Paris: Haclutte, 1983.
_____. Grammaire du sens et de l’expression. Paris: Haclutte. 1992.
_____. Discurso das Mídias. São Paulo: Contexto, 2006.
_____. Linguagem e Discurso: modos de organização. São Paulo: Contexto, 2008.
DORFLES, Gillo. Novos ritos, novos mitos. São Paulo: Martins Fontes, 1965.
FERRER, Eulálio. El linguage de la publicidad. México: Tezontle, 1994.
HALL, Stuart. A identidade cultural na pós- modernidade. Rio de Janeiro: DP&A, 2005.
JAKOBSON, Roman. Lingüística e comunicação. São Paulo: Cultrix, 1971.
LIPOVETSKY,Gilles. O império do efêmero. São Paulo: Companhia das Letras, 2004.
MAFFESOLI, Michel. A contemplação do mundo. Porto Alegre: Artes e Ofícios, 1995.
SANDMANN, Antônio José. A linguagem da propaganda. São Paulo: Contexto, 1993.
SANT’ANNA, Armando. Propaganda teórica, técnica e prática. São Paulo: Pioneira, 1996.
SEMPRINI, Andréa. A marca pós- moderna. São Paulo: Estação das Letras, 2006.
VALÉRY, Paul. Escrito sobre Leonardo Da Vinci. Madrid: Visor, 1987.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Derechos de Autor
La sumisión de originales para la Revista Famecos implica la transferencia, por los autores, de los derechos de publicación. El copyright de los artículos de esta revista es el autor, junto con los derechos de la revista a la primera publicación. Los autores sólo podrán utilizar los mismos resultados en otras publicaciones indicando claramente a Revista Famecos como el medio de la publicación original.
Creative Commons License
Excepto donde especificado de modo diferente, se aplican a la materia publicada en este periódico los términos de una licencia Creative Commons Atribución 4.0 Internacional, que permite el uso irrestricto, la distribución y la reproducción en cualquier medio siempre y cuando la publicación original sea correctamente citada.