“O cinema estava se tornando mais real”
da Nouvelle Vague francesa à estética da tela vertical do Mobile Short Video
DOI:
https://doi.org/10.15448/1980-3729.2023.1.44854Palavras-chave:
filme francês new wave, tela vertical, estética narrativaResumo
Este estudo examina a legitimidade histórica, o potencial estético e as limitações da imagem da tela vertical através de duas dimensões: a comparação cross media da Nova Onda do cinema francês e a prática criativa da imagem da tela vertical no complexo ambiente das novas mídias da atualidade. Fundamentado no princípio da integração entre história e lógica, este estudo explora detalhadamente a influência e a inspiração da estética narrativa dos filmes da Nouvelle Vague francesa na criação de vídeos curtos na era da tela vertical. Isso é abordado a partir de quatro dimensões: “contar” e “mostrar””, bem como tempo narrativo e espaço narrativo. Através da arqueologia midiática da história do cinema, é fácil descobrir que muitas características da criação de vídeos curtos coincidem com o conceito criativo defendido pela Nouvelle Vague francesa.
Downloads
Referências
BAZIN, A. An Interview with Jacques Tati, with the Participation of Francois Truffaut. Translated by Bert Cardullo. Quarterly Review of Film and Video, [S. l.], n. 12, p. 4-10, 2002.
BAZIN, A. What’s the Cinema? Los Angelos: University of California Press, 2004.
BELLAH, R. N. Habits of the Heart: Individualism and Commitment in American Life. [S. l.]: 1st Perennial Library ed.: Harper & Row, 1986.
BLUMER, H. Symbolic Interactionism: Perspective and Method. Englewood Cliffs (NJ): Prentice-Hall, 1969.
BRANSTON, G. Cinema and Cultural Modernity. Beijing: Beijing University Press, 2006.
FRIEDBERG, A. Window Shopping: Cinema and the Postmodern. Berkeley: University of California Press, 1933.
GIROUD, F. La nouvelle vague portraits de la jeunesse. Paris: Gallimard, 1959.
GRAINGE, P. Ephemeral Media Transitory Screen Culture from Television to YouTube. Houndmills (England): Palgrave Macmillan, 2019.
HOPEWELL, J. French Aid Law Finally Signed. Variety, [S. l.], v. 959, n. 6, p. 65, 1959.
HOW Do Mobile Video Viewers Hold Their Phone? In: Scientiamobile. [S. l.], May 5, 2019. Available at: https://www.scientiamobile.com/how-do-mobilevideo-viewers-hold-their-phone. Accessed on: May 10, 2022.
JACQUES, E. The Technological Society. Toronto: Knopf Canada, 1964.
JENKINS, H.; THORBURN, D. (ed.). Rethinking Media Change: The Aesthetics of Transition. Massachusetts: MIT Press, 2003. DOI: https://doi.org/10.7551/mitpress/5930.001.0001
JOHN-STEINER, V. Notebooks of the Mind: Explorations of Thinking. New York: Oxford University Press, 1997.
MONACO, J. The New Waves. New York: Oxford University Press, 1977.
NIELSEN, J. The 90-9-1 Rule for Participation Inequality in Social Media and Online Communities. In: Nielsen Norman Group, [S. l.], Oct. 8, 2006. Available at: https://www.nngroup.com/articles/participation-inequality. Accessed on: Dec. 25, 2022.
ROSS, M.; GLEN, M. Vertical Cinema: New digital possibilities. Rhizomes, [S. l.], v. 26, 2014. Available at: http://www.rhizomes.net/issue26/ross_glen.html. Accessed on: May 17, 2022.
SLADE-SILOVIC, O. Horizontal VS Vertical Videos: Which Video Format Should I Use? In: Covieo. [S. l.], Sep 18, 2018. Available at: https://www.covideo.com/horizontal-vs-vertical-videos. Accessed on: May 10, 2022.
STEWART, S. Poetry and the Fate of the Senses. ComparativeLiterature, [S. l.], v. 56, n. 3, p. 269-274, 2004. DOI: https://doi.org/10.1215/-56-3-269
WILLIAMS, A. Republic of Images: A History of French Filmmaking lM. Rhode Island (USA): Harvard University Press, 1992.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Revista FAMECOS

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Derechos de Autor
La sumisión de originales para la Revista Famecos implica la transferencia, por los autores, de los derechos de publicación. El copyright de los artículos de esta revista es el autor, junto con los derechos de la revista a la primera publicación. Los autores sólo podrán utilizar los mismos resultados en otras publicaciones indicando claramente a Revista Famecos como el medio de la publicación original.
Creative Commons License
Excepto donde especificado de modo diferente, se aplican a la materia publicada en este periódico los términos de una licencia Creative Commons Atribución 4.0 Internacional, que permite el uso irrestricto, la distribución y la reproducción en cualquier medio siempre y cuando la publicación original sea correctamente citada.