Spotify e “Descobertas da Semana”

recomendação algorítmica como substrato de construção do gosto musical

Autores

DOI:

https://doi.org/10.15448/1980-3729.2025.1.46406

Palavras-chave:

Estudos de Plataforma, Spotify, Sistemas de Recomendação, Playlist Descobertas da Semana, X/Twitter

Resumo

A partir dos Estudos de Plataforma, propomos uma análise dos processos de personalização estabelecidos pelo Spotify por meio de sua playlist “Descobertas da Semana” em relação aos seus ouvintes. Além de apresentar o modo como a plataforma define as canções que serão incluídas na playlist, analisamos o conteúdo de 2.215 tweets para compreender o que dizem os usuários sobre essas entregas. Nossos resultados apontam para pouco mais da metade das postagens (54,1% ou 1.199 tweets) com declarações de autoreconhecimento nas descobertas que realizam, 430 tweets neutros (19,4%), e 586 tweets (26,5%) que resistem e tensionam o modelo desenvolvido pelo Spotify, onde tais controvérsias complexificam a noção de gosto estabelecida pela plataforma. Concluímos apontando que os usuários adotam a lógica algorítmica como um elemento constituinte da elaboração do próprio gosto.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Alékis de Carvalho Moreira, Universidade Federal Fluminense (UFF), Niterói, RJ, Brasil.

Mestre pelo Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade Federal Fluminense (PPGCOM/UFF), em Niterói, RJ, Brasil; com financiamento da CAPES e do programa FAPERJ Nota 10. Doutorando pelo PPGCOM/UFF, com financiamento CAPES. Pesquisador Associado do Laboratório de Estudos de Internet e Mídias Sociais (NetLab/UFRJ).

Beatriz Polivanov, Universidade Federal Fluminense (UFF), Niterói, RJ, Brasil.

Doutora e mestre pelo Programa de Pós-Graduação em Comunicação (PPGCOM) da Universidade Federal Fluminense (UFF), em Niterói, RJ, Brasil; com pós-doutorado pelo Department of Art and Communication History da McGill University, Canadá; bacharel em Letras e licenciada em Educação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), no Rio de Janeiro, RJ, Brasil. Docente permanente do PPGCOM e do Departamento de Estudos Culturais e Mídia da UFF. Coordenadora do grupo de pesquisa MiDICom (UFF/CNPq). Pesquisadora com financiamento da FAPERJ e CNPq.

Referências

AIROLDI, M. Digital traces of taste: methodological pathways for consumer research, Consumption Markets & Culture, [s. l.], v. 24, n. 1, p. 97-117, 2019. https://doi.org/10.1080/10253866.2019.1690998. DOI: https://doi.org/10.1080/10253866.2019.1690998

ARAUJO, W. F.; MAGALHÃES, J. C. Eu, eu mesmo e o algoritmo: como usuários do Twitter falam sobre o “algoritmo” para performar a si mesmos. In: ENCONTRO ANUAL DA COMPÓS, 27., 2018, Belo Horizonte. Anais [...]. Belo Horizonte: Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, 2018.

BLANK, G. The digital divide among Twitter users and its implications for social research. Social Science Computer Review, [s. l.], v. 35, n. 6, p. 679-697. 2017. DOI: https://doi.org/10.1177/0894439316671698

BONINI, T.; GANDINI, A. “First Week Is Editorial, Second Week Is Algorithmic”: Platform Gatekeepers and the Platformization of Music Curation. Social Media and Society, [s. l.], v. 5/4, p. 1-11, 2019. DOI: https://doi.org/10.1177/2056305119880006

BOURDIEU, P. A distinção: crítica social do julgamento. 2. ed. rev. 4. reimpr. Porto Alegre, RS: Zouk, 2017.

BOURDIEU, P. BOLTANSKI, L.; CASTEL, R.; CHAMBOREDON, J. C. Une Art Moyen: essai sur les usages sociaux de la photographie. Paris, Editions de Minuit, 1965.

BOURDIEU, P. DARBEL, A. O Amor pela Arte: os museus de arte na Europa e seu público. 2 ed. Porto Alegre: Zouk, 2007.

BRUNO, F. Máquinas de ver, modos de ser: vigilância, tecnologia e subjetividade. Porto Alegre: Sulina, 2013.

CHODOS, A. T. What Does Music Mean to Spotify? An Essay on Musical Significance in the Era of Digital Curation. INSAM Journal of Contemporary Music, Art and Technology, [s. l.], v. I, n. 2, jul. 2019. DOI: https://doi.org/10.51191/issn.2637-1898.2019.2.2.36

CIOCCA, S. How Does Spotify Know You So Well? In: Medium. [S. l.], 2017. Disponível em: https://medium.com/s/story/spotifys-discover-weekly-how-machine-learning-finds-your-new-music-19a41ab76efe#:~:text=Instead%2C%20Spotify's%20data%20is%20implicit,after%20listening%20to%20a%20song. Acesso em: 26 maio 2024.

CRAWFORD, K. Atlas of AI: Power, Politics, and the Planetary Costs of Artificial Intelligence. New Haven: Yale University Press, 2021. DOI: https://doi.org/10.12987/9780300252392

D´ANDRÉA, C. Pesquisando plataformas online: conceitos e métodos. Salvador: EDUFBA, 2020.

DE JONG, M., PREY, R. The Behavioral Code: Recommender Systems and the Technical Code of Behaviorism. Philosophy of Engineering and Technology, Cham, v. 41, Springer 2022.

https://doi.org/10.1007/978-3-031-07877-4_8. DOI: https://doi.org/10.1007/978-3-031-07877-4_8

DE MARCHI, L.; FERREIRA, G.; KISCHINHEVSKY, M.; SALDANHA, R. M. O gosto algorítmico: A lógica dos sistemas de recomendação automática de música em serviços de streaming. Revista Fronteiras – Estudos Midiáticos, Unisinos, [s. l.], v. 23, n. 3, p. 16-26, set./dez. 2021.

DE MARCHI, L.; FERREIRA, G.; KISCHINHEVSKY, M.; SALDANHA, R. M. A indústria fonográfica digital: formação, lógica e tendências. 1. ed. Rio de Janeiro: Mauad X, 2023.

DE WAAL, M.; POELL, T.; VAN DIJCK, J. The platform society: public value in a connected world. Nova York, NY: Oxford University Press, 2018.

DIMAGGIO, P. Classification in art. American Sociological Review, [s. l.], n. 52, Aug. 1987. DOI: https://doi.org/10.2307/2095290

ERIKSSON, M. Close Reading Big Data: The Echo Nest and the Production of (Rotten) Music Metadata. First Monday, [s. l.], v. 21, n. 7, 2016. DOI: https://doi.org/10.5210/fm.v21i7.6303

ERIKSSON, M.; FLEISCHER, R.; JOHANSSON, A.; SNICKARS, P.; VONDERAU, P. Spotify Teardown: inside the black music of streaming music. Cambridge, MA: MIT Press, 2019. DOI: https://doi.org/10.7551/mitpress/10932.001.0001

GILLESPIE, T. A Relevância dos Algoritmos. Parágrafo, São Paulo, v. 6, n. 1, p. 95-121, jan./abr. 2018.

HENNION, A. Music Lovers. Taste as performance. Theory, Culture, Society, [s. l.], v. 5, n. 18, p. 1-22, 2001. DOI: https://doi.org/10.1177/02632760122051940

HENNION, A. Pragmática do Gosto. Desigualdade & Diversidade, Rio de Janeiro, n. 8, p. 253-277, jan./jul., 2011.

HESMONDHALGH, D.; VALVERDE, R. C.; KAYE, D. B. V.; LI, Z. The impact of algorithmically driven recommendation systems on music consumption and production - a literature review. GOV.UK, 2023. Disponível em: https://www.gov.uk/government/publications/research-into-the-impact-of-streaming-services-algorithms-on-music-consumption/the-impact-of-algorithmically-driven-recommendation-systems-on-music-consumption-and-production-a-literature-review. Acesso em: 30 maio. 2024.

NEUDERT, L.-M.; HOWARD, P.; KOLLANYI, B. Sourcing and Automation of Political News and Information During Three European Elections. Social Media + Society, [s. l.], v. 5, n. 3, 2019. DOI: https://doi.org/10.1177/2056305119863147

LEVINE, L. W. Highbrow/Lowbrow: the emergence of cultural hierarchy in America. Cambridge, MA: Harvard University Press, 1988. DOI: https://doi.org/10.4159/9780674040137

MONTARDO, S. P. (org.). Sobre plataformas digitais: apropriações interdisciplinares dos Estudos de Plataforma. Porto Alegra, RS: Editora Fi, 2022.

MOREIRA, A. C.; ARAUJO, W. F.; POLIVANOV, B. Escuta datificada de música: educabilidade algorítmica e performance de gosto em plataformas de streaming musical. Galáxia, São Paulo, 2024. No prelo. DOI: https://doi.org/10.1590/1982-2553202463827

MORRIS, J. W. Curation by Code: Infomediaries and the Data Mining of Taste. European Journal of Cultural Studies, [s. l.], v. 18, n. 4-5, p. 446-463, 2015. DOI: https://doi.org/10.1177/1367549415577387

POELL, T.; NIEBORG, D. B.; DUFFY, E. Platforms and cultural production. Polity Press, 2022.

PETERSON, R. A. Understanding Audience Segmentation: from elite and mass to omnivore and univore. Poetics 21, [s. l.], n. 4, p. 243-258, 1992. DOI: https://doi.org/10.1016/0304-422X(92)90008-Q

PETERSON, R. The rise and fall of highbrow snobbery as a status maker. Poetics 25, [s. l.], p. 75-92, 1997. DOI: https://doi.org/10.1016/S0304-422X(97)00013-2

POLIVANOV, B. Dinâmicas identitárias em sites de redes sociais: estudo com participantes de cenas de música eletrônica no Facebook. Rio de Janeiro: Multifoco, 2014.

POLIVANOV, B.; CARRERA, F. Rupturas performáticas em sites de redes sociais: um olhar sobre fissuras no processo de apresentação de si a partir de e para além de Goffman. Intexto, Porto Alegre, n. 44, p. 74-98, jan./abr. 2019. DOI: https://doi.org/10.19132/1807-8583201944.74-98

SAMPAIO, R. C.; LYCARIÃO, D. Análise de conteúdo categorial: manual de aplicação. Brasília: Enap, 2021.

SANTINI, R. M. O Algoritmo do Gosto: os sistemas de recomendação online e seus impactos no mercado cultural. 1. ed. Curitiba: Appris, 2020. v. 1.

SEAVER, N. Computing Taste: algorithms and the makers of music recommendation. Chicago: University of Chicago Press, 2022. DOI: https://doi.org/10.7208/chicago/9780226822969.001.0001

TRISTAN, J. Creating music by listening. 2005. Tese (Doutorado em Media Arts and Sciences, School of Architecture and Planning) – Massachusetts Institute of Technology, 2005.

WHITMAN, B. Learning the meaning of music. 2005. Tese (Doutorado em Media Arts and Sciences, School of Architecture and Planning) – Massachusetts Institute of Technology, 2005.

WHITMAN, B. How music recommendation works – and doesn’t work. Variogram. In: Brian Whitman. [S. l.], 11 dez. 2012. Disponível em: https://notes.variogram.com/2012/12/11/how-music-recommendation-works-and-doesnt-work. Acesso em: 30 maio 2024.

Downloads

Publicado

2025-03-26

Como Citar

de Carvalho Moreira, A., & Brandão Polivanov, B. (2025). Spotify e “Descobertas da Semana”: recomendação algorítmica como substrato de construção do gosto musical. Revista FAMECOS, 32(1), e46406. https://doi.org/10.15448/1980-3729.2025.1.46406