Subculturas e cibercultura(s): para uma genealogia das identidades de um campo
DOI:
https://doi.org/10.15448/1980-3729.2008.37.4798Palavras-chave:
Cibercultura, subcultures, sociabilidadeResumo
O presente trabalho propõe uma genealogia dos conceitos de subcultura enquanto um dos elementos e mitos fundadores da cibercultura. Nosso objetivo é mapear as relações quase indistintas entre os processos de comunicação e sociabilidade de ordem subcultural, que já estavam presentes na constituição da cibercultura, a partir das diferentes contraculturas que a formataram (como os hackers, os cientistas, os ativistas, entre outros); e em suas atualizações e reconfigurações até sua disseminação a partir da potencialização das tecnologias de comunicação, especialmente na fragmentação dos inúmeros nichos e práticas sociais na Web.Downloads
Referências
AMARAL, Adriana. A potência do imaginário de Neuromancer nas origens da cibercultura. In: GIBSON, William. Neuromancer. Trad. Fábio Fernandes. São Paulo: Ed Aleph, 2008, p. 305-308.
______. Cybersubculturas e cybercenas. Explorações iniciais das práticas comunicacionais electro-goth na Internet. Revista FAMECOS, ed. 33, p. 21-28, dez. 2007. Disponível em: http://www.pucrs.br/famecos/pos/ Acesso em: 20 jan. 2008.
AMARAL, Adriana; DUARTE, Renata F.R. A subcultura cosplay no Orkut: comunicação e sociabilidade online e offline. In: BORELLI, Silvia H.S.; FREIRE FILHO, João (orgs). Culturas juvenis no século XXI. São Paulo: EDUC, 2008, p. 269-288.
ANDERSON, Chris. A cauda longa. Do mercado de massa para o mercado de nicho. São Paulo: Ed. Campus, 2006.
BARRAL, Étienne. Otaku – Os filhos do virtual. São Paulo: Ed. SENAC, 2000.
BARBROOK, Richard, CAMERON, Andy. Californian Ideology. In: LUDLOW, Peter (ed). Crypto anarchy, cybestates and pirate utopias. Cambridge: MIT Press, 2001.
BAYM, Nancy, LEDBETTER, Andrew. Tunes that Bind? Predicting Friendship Strength in a Music-Based Social Network, Aoir, 2008.
BELL, Kennedy, KENNEDY, Barbara M. (ed.). The cybercultures reader. New York, Routledge, 2000.
BENEDIKT, Michael (ed.). Cyberspace: first steps. Boston: MIT Press, 1994.
BROCKMAN, John. Encounters With the Cyber Elite. New York: Hardwired, 1996.
BUKATMAN, Scott. Terminal identity. The virtual subject in post-modern science fiction. Durham: Duke University Press, 1993.
BURKE, Peter. Hibridismo cultural. São Leopoldo: Unisinos, 2003.
CASPARY, Costa, MANZENREITER, Wolfram. From subculture to cybersubculture? The Japanese Noise alliance and the Internet. In: GOTTLIEB, Nanette, McLELLAND, Mark (ed.). Japanese cybercultures. New York: Routledge, 2003, p. 60-74.
CANEVACCI, Massimo. Culturas eXtremas. Mutações juvenis nos corpos das metrópoles. Rio de Janeiro: DP&A, 2005.
DERY, Mark. Escape velocity.Cyberculture at the end of the century. New York: Grove Press, 1997.
DIXON, Joan B., CASSIDY, Eric J. Virtual Futures. New York: Rouledge, 1998.
DONATH, Judith.S. Identity and Deception in the Virtual Community. In: SMITH, M.A., KOLLOCK, P. (eds.). Communities in Cyberspace. London: Routledge, 1999.
DUARTE, Renata F.R. Práticas comunicacionais e sociais dos cosplayers no Brasil: uma análise dos processos online e offline através do Orkut. Dissertação (Mestrado em Comunicação e Linguagens) - Universidade Tuiuti do Paraná, Curitiba, 2008.
FELINTO, Erick. Sem mapas para esses territórios: a cibercultura como campo do conhecimento. In: FREIRE FILHO, João; HERSCHMANN, Micael (orgs). Novos rumos da cultura da mídia. Indústrias, produtos, audiências. Rio de Janeiro: Mauad, 2007.
FERNANDES, Fábio. A Construção do imaginário ciborgue. O pós-humano na ficção científica, de Frankenstein ao século XXI. Tese (Doutorado em Comunicação e Semiótica) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2008.
FREIRE FILHO, João. Reinvenções da resistência juvenil. Os estudos culturais e as micropolíticas do cotidiano. Rio de Janeiro: Mauad, 2007.
GELDER, Ken; THORNTON, Sarah (ed.). The subcultures reader. New York: Routledge, 1997.
GIBSON, William. William Gibson Interview by Ulrich Gutmair. 2008. Disponível em: http://voidmanufacturing.wordpress.com/2008/10/01/william-gibson-interview/ Acesso em: 5 set. 2008.
GIBSON, William. Reconhecimento de padrões. São Paulo: Ed. Aleph, 2004.
GOFFMAN, Ken, JOY, Dan. Counterculture through the ages. From Abraham to acid house. New York: Villard, 2004.
HAYTHORNTHWAITE, Caroline. Social networks and Internet connectivity effects. Information, Communication, & Society, v. 8, n. 2, p. 125-147, 2005.
HEBDIGE, Dick. Subculture: the meaning of style. London: Methuen, 1979.
HODKINSON, Paul. Interactive Online Journals and Individualisation. New Media and Society, v. 9, n. 4, 2007. Disponível em: http://www.paulhodkinson.co.uk/publications/hodkinsonnmsarticle.pdf Acesso em: 5 out. 2008.
______. Subcultural Blogging: Online Journals and Group Involvement Among UK Goths'. In: BRUNS, Axl, JACOBS, Y(eds.), Uses of Blogs, Peter Lang, 2006.
ITO, Mizuko. Living and learning with new media: Summary of Findings from the Digital Youth Project. The John D. and Catherine T. MacArthur Foundation Reports on Digital Media and Learning. 2008. Disponível em: http://digitalyouth.ischool.berkeley.edu/files/report/digitalyouth-WhitePaper.pdf Acesso em: 22 nov. 2008.
JENKINS, Henry. Fans, bloggers and gamers. Exploring participatory culture. NewYork: New York University Press, 2006
JENKINS, Henry, TULLOCH, John. Science Fiction Audiences: Doctor Who, Star Trek and Their Followers. London: Routledge, Chapman and Hall, 1995.
LEMOS, André. Cibercultura. Tecnologia e vida social na cultura contemporânea. Porto Alegre: Ed. Sulina, 2002.
LEVY, Steven. Hackers. Heroes of the computer revolution. New York: Anchor Press, 1984.
LIU, Hugo. Social Network profiles as taste performances. Journal of Computer-Mediated Communication, v. 13, n. 1, 2007, article 13. Disponível em: http://jcmc.indiana.edu/vol13/issue1/liu.html Acesso em: 10 set. 2008
MARTÍN-BARBERO, Jesús. A mudança na percepção da juventude: sociabilidades, tecnicidades e subjetividades entre os jovens. In: BORELLI, Silvia H.S., FREIRE FILHO, João.(orgs). Culturas juvenis no
século XXI. São Paulo: EDUC, 2008.
MACEK, Jakub. Defining cyberculture. 2005. Disponível em: http://macek.czechian.net/defining_cyberculture.htm Acesso em: 13 set. 2008.
MARTÍN-BARBERO, Jesús; AMÉZQUITA, Irma; MEDINA, Daniel; ARÉCHIGA, Yadel. Usos adolescentes de internet. Cibernautas e cibercreadores. Guadalajara, Departamento de Estudios Socioculturales del ITESO, 2003.
MUGGLETON, David, WEINZIERL, Rupert (ed.). The post-subcultures reader. New York: Berg, 2004.
RHEINGOLD, Howard. The virtual Community. Cambridge: MIT Press, 1993.
RECUERO, Raquel Cibercultura x Cultura de massa. Depoimento gravado no documentário Cibercultura. In: BUCHAUL, Luiza. Cibercultura. Rio de Janeiro, 2008.
ROSS, Seamus. Cyberculture, cultural asset management, and ethnohistory. In: Preserving the present for the future. Proceedings of Conferences on Strategies for the Internet Copenhagen. 2001. Disponível em: http://www.deflink.dk/eng/arkiv/dokumenter2.asp?id=695 Acesso em: 5 out. 2008.
RÜDIGER, Francisco. Cibercultura e pós-humanismo. Porto Alegre: EDIPUCRS, 2008.
THORNTON, Sarah. Club cultures. Music, media and subcultural capital. Connecticut: Wesleyan University Press, 1996.
TOFTS, Darren. Memory trade: a prehistory of cyberculture. Australia: Interface, 1998.
TURNER, Fred. From Counterculture to cyberculture. Stewart Brand, the Whole Earth Network and the Rise of the Digital Utopianism. Chicago: The University of Chicago Press, 2006.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Derechos de Autor
La sumisión de originales para la Revista Famecos implica la transferencia, por los autores, de los derechos de publicación. El copyright de los artículos de esta revista es el autor, junto con los derechos de la revista a la primera publicación. Los autores sólo podrán utilizar los mismos resultados en otras publicaciones indicando claramente a Revista Famecos como el medio de la publicación original.
Creative Commons License
Excepto donde especificado de modo diferente, se aplican a la materia publicada en este periódico los términos de una licencia Creative Commons Atribución 4.0 Internacional, que permite el uso irrestricto, la distribución y la reproducción en cualquier medio siempre y cuando la publicación original sea correctamente citada.