A intervenção cultural do discurso cinematográfico: os sentidos da ditadura militar no Brasil
DOI:
https://doi.org/10.15448/1980-3729.2010.2.7544Palavras-chave:
Trauma cultural, cinema, Ditadura militarResumo
Com a eclosão da ditadura militar em 1964, o silenciamento de vozes destoantes do poder firmou-se como regra. Diante da violência, grupos ligados à arte reagiram e tentaram, através do cinema, contar a história do país. A narrativa se construía a partir de roteiros reais: personagens eram tirados da vida para as telas. O drama foi perpetuado a partir de filmes produzidos durante e após o golpe. Após 40 anos, o cinema ainda revela significações da história que o discurso oficial se opunha, numa relação binária do bem contra o mal. Para compreensão desta construção discursiva, vamos analisar brevemente a produção do cinema relativa ao período.Downloads
Referências
ADORNO, Theodor. Indústria Cultural e Sociedade. São Paulo: Paz e Terra, 2002.
ALEXANDER, Jeffrey. C., SMITH, Philip. & SHERWOOD, Steven. J. Risking Enchantment: Theory and Method in Cultural Studies. In: Culture: the Newsletter of the Sociology of Culture, v.08, n.01, p. 10-14, Set. 1993. Disponível em: http://research.yale.edu/ccs/alexander/articles/ Acesso em: 22 set. 2006.
ALEXANDER, Jeffrey. C. & SMITH, Philip. The Strong Program in Cultural Theory: Elements of a Structural Hermeneutics. In: TURNER, J. H. (org). Handbook of Sociological Theory. New York, Kluwer Academics/Plenum Publishers, mar. 2002a. Disponível em: http://research.yale.edu/ccs/alexander/articles/ Acesso em: 22 set. 2006.
ALEXANDER, Jeffrey. C. Towards a Theory of Cultural Trauma. 2002b. Disponível em: http://research.yale.edu/ccs/alexander/articles/ Acesso em: 23 set. 2006.
_____. On the Social Construction of Moral Universals: the ‘Holocaust’ From War Crime to Trauma Drama. In: European Journal of Social Theory, v.5, n.1, p. 5-85, 2002c.
_____. Why Cultural Sociology Is Not ‘Idealist’: a Reply to McLennan. In: Theory, Culture & Society, v.22, n.6, p. 19-29. Periódicos CAPES, 2005.
ALMEIDA, C. H. de & VIANNA, L. F. Memória de Chumbo. Disponível em: www.cinemabrasil.org.br Acesso em: 13 jan. 2007.
BARROS FILHO, Clóvis de. & MARTINO, Luis Mauro Sá. O habitus na comunicação. São Paulo: Paulus, 2003.
FOUCAULT, Michel. A ordem do discurso. São Paulo: Loyola, 1996.
FUNDAÇÃO VICTOR CIVITA. O dia que durou 21 anos. Disponível em: http://novaescola.abril.com.br/especiais/regime_militar/regime_militar.htm Acesso em: 22 set. 2006.
GOFFMAN, Erving. A representação do eu na vida cotidiana. Petrópolis: Vozes, 1975.
_____. Estigma: notas sobre a manipulação da identidade deteriorada. Rio de Janeiro: LTC, 1988.
GOVERNO PROPÕE CRIAÇÃO DE COMISSÃO DA VERDADE SOBRE REGIME MILITAR. Disponível em: http://ultimosegundo.ig.com.br/bbc/2009/12/21/verno+propoe+criacao+de+comissao+da+verdade+sobre+regime+militar+9251571.html Acesso em: 21 jan. 2010.
HABERMAS, Jurgen. Mudança estrutural da esfera pública: investigações quanto a uma categoria da sociedade burguesa. Rio de Janeiro: Tempo Brasileiro, 1984.
JACOBS, M. D. & SPILLMAN, L. Cultural Sociology at the Crossroads of the Discipline. In: Poetics, v.33, n.1, p. 1-14, 2005.
KANE, Anne. Cultural analysis in Historical Sociology: the analytical and concrete autonomy of culture. In: Sociological Theory, v.9, n.1, p. 53-69, 1991.
_____. Reconstructing culture in historical explanation: narratives as cultural structure and practice. In: History and Theory, v.39, n.3, p. 311-330, 2000.
MILAN, Elizabeth. Revista aParte. São Paulo: TUSP, mai-jun 1968.
MELO, Patricia Badeira de. Uma paixão em 8 mm. Recife: UFPE, mimeo, 1990.
MORAES, Dênis. A Esquerda e o Golpe de 64. Rio de Janeiro: Espaço e Tempo, 1989.
PINTO, Leonor Souza. O cinema brasileiro face à censura imposta pelo regime militar no Brasil – 1964/1988. In: CHAGAS, C. M. de F., ROMÃO, J. E. E. & LEAL, S. (Orgs). Classificação Indicativa no Brasil: desafios e perspectivas. Brasília: Ministério da Justiça, 2006.
REZENDE, Sérgio. Zuzu Angel. Brasil: Globo Filmes, Warner Bros, 2006.
SOBRE A ANISTIA E A COMISSÃO DA VERDADE. Disponível em: http://www.cartamaior.com.br/ Acesso em: 21 jan. 2010.
SZTOMPKA, Piotr. Cultural Trauma: the Other Face of Social Change. In: European Journal of Social Theory, v.3, n.4, p. 449-466, 2000.
VENTURI, Toni. Cabra-cega. Brasil: Olhar Imaginário, Europa Filmes, 2004.
XAVIER, Ismail, BERNARDET, Jean-Claude & PEREIRA, Miguel. Os desafios do cinema: a política do Estado e a política dos autores. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 1985.
Downloads
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Derechos de Autor
La sumisión de originales para la Revista Famecos implica la transferencia, por los autores, de los derechos de publicación. El copyright de los artículos de esta revista es el autor, junto con los derechos de la revista a la primera publicación. Los autores sólo podrán utilizar los mismos resultados en otras publicaciones indicando claramente a Revista Famecos como el medio de la publicación original.
Creative Commons License
Excepto donde especificado de modo diferente, se aplican a la materia publicada en este periódico los términos de una licencia Creative Commons Atribución 4.0 Internacional, que permite el uso irrestricto, la distribución y la reproducción en cualquier medio siempre y cuando la publicación original sea correctamente citada.