Sustentabilidade, cultura e comunicação: triplo desafio para as organizações
DOI:
https://doi.org/10.15448/1980-3729.2010.2.7547Palavras-chave:
Sustentabilidade, cultura organizacional, comunicaçãoResumo
Este artigo analisa a emergência e a consolidação da sustentabilidade como novo paradigma da cultura das grandes organizações do mercado, sob o prisma das ciências da comunicação. Será que a sustentabilidade está se constituindo em nova forma de atuação do capital empreendida por seu principal agente, as empresas globais, ou se restringe a mais uma estratégia de dominação simbólica empreendida por elas? Metodologicamente parte-se de um esquema dialético, pois apresentamos a tese do mercado sobre o tema, em seguida a de autores críticos a essas estratégias do mercado e, por fim, apresentamos a nossa contribuição ao abordar a dimensão cultural das categorias Desenvolvimento e Sustentabilidade no contexto das organizações, buscando compreender como a comunicação participa desse processo, além de citar exemplos da realidade da região sudeste do Pará – Amazônia.Downloads
Referências
BARBOSA, Livia. Igualdade e meritocracia: a ética do desempenho nas sociedades modernas. 4 ed. Rio de Janeiro: FGV, 2003.
BARROS FILHO, Clovis de (Org.). Ética e comunicação organizacional. São Paulo: Paulus, 2007.
BERNARDINI, Aurora Fornoni; FERREIRA, Jerusa Pires. Mitopoéticas da Rússia às Américas. São Paulo: Humanitas, 2006.
CASTRO, Edna. Desenvolvimento e meio ambiente. Artigo inédito. Belém: 2010.
CELENTANO, Danielle; VERISSIMO, Adalberto. O avanço da fronteira na Amazônia: do boom ao colapso, 2007. Disponível em: http://www.imazon.org.brpublicacoes/publicacao.asp?Id=512 Acesso em: 1 dez. 2009.
FURTADO, Celso. O mito do desenvolvimento econômico. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1974.
LIMA, Jorge Cunha. O Estado Nacional, as ONGs e o Haiti. In: Folha de São Paulo. Disponível em: http://www1.folha.uol.com.br/fsp/opiniao/ fz0102201009.htm Acesso em: 1 fev. 2010.
PAOLI, Maria Célia. Empresas e responsabilidade social: os enredamentos da cidadania no Brasil. In: SANTOS, Boaventura de Sousa (Org.). Democratizar a democracia: os caminhos da democracia participativa. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2002.
NAKAGAWA, Masayuki. Accountability: a razão de ser da contabilidade. Revista Contabilidade Financeira, São Paulo, v.18, n.44, 2007. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?pid=S1519-70772007000200001&script=sci_arttext Acesso em:
jan. 2010.
RIBEIRO, Darci. O processo civilizatório. São Paulo: Cia. das Letras, 1997.
TORRES, Ciro. Um pouco da História do Balanço Social. Disponível em: http://www.balancosocial.org.br/cgi/cgilua.exe/sys/start.htm
VEIGA, José Eli da. Desenvolvimento sustentável o desafio do século XXI. Rio de Janeiro: Garamond, 2008.
Downloads
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Derechos de Autor
La sumisión de originales para la Revista Famecos implica la transferencia, por los autores, de los derechos de publicación. El copyright de los artículos de esta revista es el autor, junto con los derechos de la revista a la primera publicación. Los autores sólo podrán utilizar los mismos resultados en otras publicaciones indicando claramente a Revista Famecos como el medio de la publicación original.
Creative Commons License
Excepto donde especificado de modo diferente, se aplican a la materia publicada en este periódico los términos de una licencia Creative Commons Atribución 4.0 Internacional, que permite el uso irrestricto, la distribución y la reproducción en cualquier medio siempre y cuando la publicación original sea correctamente citada.