Análise indireta de enquadramentos da mídia: uma alternativa metodológica para a identificação de frames culturais
DOI:
https://doi.org/10.15448/1980-3729.2011.1.8810Palavras-chave:
Enquadramentos da mídia, frames culturais, metodologiaResumo
Este trabalho tem o objetivo de formular uma metodologia para a análise indireta de enquadramentos da mídia. Nosso argumento principal é o de que a codificação de elementos mais explícitos no texto, ao invés da codificação do enquadramento como variável singular, propicia maior validade e confiabilidade à análise. O artigo é divido em três partes: primeiro, exploramos os procedimentos metodológicos tradicionalmente empregados na frame analysis; na sequência, propomos alguns métodos para a identificação indireta de enquadramentos; por fim, aplicamos a metodologia a um caso empírico. Adotamos uma perspectiva conceitual que entende os enquadramentos da mídia como padrões de interpretação culturais. Porém, diferentemente de grande parte dos estudos que optam por tal abordagem, identificamos os frames através de elementos mais objetivos e explícitos do que o próprio frame.Downloads
Referências
D’ANGELO, Paul. News framing as a multiparadigmatic research program: a response to Entman. Journal of Communication, v. 52, n. 4, p. 870-888, 2002.
DOWNS, Douglas. Representing gun owners: frame identification as social responsability in news media discourse.
Written Communication, v. 19, p. 44-75, 2002.
ENTMAN, Robert. M. Framing: Toward clarification of a fractured paradigm. Journal of Communication, v. 43, n. 4, p. 51–58, 1993.
______. Projections of power: framing news, public opinion, and U.S. foreign policy. Chicago: The University of Chicago
Press, 2004.
GAMSON, William.; MODIGLIANI, Andre. Media discurse and public opinion on nuclear power: a construcionist approach. American Journal of Sociology, v. 95, p. 1-37, 1989.
GAMSON, William. Talking politics. Cambrigde: Cambridge University Press, 1992.
GITLIN, Todd. The whole world is watching: mass media in the making & unmaking of the new left. Berkeley: University of California Press, 1980.
GOFFMAN, Erving. Frame analysis: an essay on the organization of experience. Cambrigde: Harvard University Press, 1974.
HERTOG, James. K; MCLEOD, Douglas. M. A multiperspectival approach to framing analysis: a Field guide. In: REESE, Stephen. D.; GANDY JR., Oscar. H.; GRANT, August. E. (Orgs.). Framing public life: perspectives on media and our understanding of social life. New Jersey: Lawrence Erlbaum Publishers, 2001, p. 139-161.
IYENGAR, Shanto. Is anyone responsible? How television frames political issues. Illinois: University of Chicago Press,
KAHNEMAN, Daniel; TVERSKY, Amos. Choices, values and frames. American Psychologist, v. 39, p. 341-395, 1984.
MATTHES, Jörg.; KOHRING, Matthias. The content analysis of media frames: Toward improving reliability and validity. Journal of Communication, v. 58, n. 2, p. 258-279, 2008.
MILLER, Mark M.; RIECHERT, Bonnie Parnell. The spiral of opportunity and frame resonance: mapping the issue cycle in news and public discourse. In: REESE, Stephen. D.; GANDY JR., Oscar. H.; GRANT, August. E. (Orgs.). Framing public life: perspectives on media and our understanding of social life. New Jersey: Lawrence Erlbaum Publishers, 2001, p. 107-121.
REESE, Stephen. D. Prologue – framing public life: a brigding model for media research. In: REESE, Stephen. D.; GANDY JR., Oscar. H.; GRANT, August. E. (Orgs.). Framing public life: perspectives on media and our understanding of social life. New Jersey: Lawrence Erlbaum Publishers, 2001, p. 7-31.
SEMETKO, H. A.; VALKENBURG, P. M. Framing european politics: a content analysis of press and television news. Journal of Communication, v. 50, p. 93-109, 2000.
TANKARD, James. W. The empirical approach to the study of media framing. In: REESE, Stephen. D.; GANDY JR., Oscar. H.; GRANT, August. E. (Orgs.). Framing public life: perspectives on media and our understanding of social life. New Jersey: Lawrence Erlbaum Publishers, 2001, p. 95-106.
VIMIEIRO, Ana Carolina. Cultura pública e aprendizado social: a trajetória dos enquadramentos sobre a temática da deficiência na imprensa brasileira (1960-2008). 2010. Dissertação (Mestrado em Comunicação Social) – Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, 2010.
ZHONGDANG, Pan; KOSICKI, Gerald. M. Framing as a strategic action in public deliberation. In: REESE, Stephen.
D.; GANDY JR., Oscar. H.; GRANT, August. E. (Orgs.). Framing public life: perspectives on media and our understanding
of social life. New Jersey: Lawrence Erlbaum Publishers, 2001, p. 35-65.
Downloads
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Derechos de Autor
La sumisión de originales para la Revista Famecos implica la transferencia, por los autores, de los derechos de publicación. El copyright de los artículos de esta revista es el autor, junto con los derechos de la revista a la primera publicación. Los autores sólo podrán utilizar los mismos resultados en otras publicaciones indicando claramente a Revista Famecos como el medio de la publicación original.
Creative Commons License
Excepto donde especificado de modo diferente, se aplican a la materia publicada en este periódico los términos de una licencia Creative Commons Atribución 4.0 Internacional, que permite el uso irrestricto, la distribución y la reproducción en cualquier medio siempre y cuando la publicación original sea correctamente citada.