“O artista invasor” e os códigos do jornalismo cultural
DOI:
https://doi.org/10.15448/1980-3729.2011.2.9467Palavras-chave:
Jornalismo cultural, arte contemporânea, rotinas jornalísticasResumo
O presente artigo tem o objetivo de apontar perspectivas para o entendimento de como o fictício artista japonês Souzousareta Geijutsuka ganhou vida nos dois principais jornais de Fortaleza (CE). Inicia-se com uma discussão acerca do papel do release nas rotinas jornalísticas atuais. Analisa a linguagem e a estrutura deste release a fim de buscar desvendar os elementos que contribuíram para que uma invenção fosse lida como verdade pelos jornalistas que receberam e publicaram a informação com destaque nos cadernos de cultura. A partir deste foco se procura compreender os códigos do jornalismo cultural e os papéis desempenhados pelos diversos agentes que contribuem nos processos de legitimação dos sentidos da arte na contemporaneidade. O trabalho é referido, em termos teóricos, às reflexões de Pierre Bourdieu sobre estrutura e funcionamento do campo artístico, autor que teria inspirado também Yuri Firmeza na sua iniciativa.Downloads
Referências
ARTAUD, Antonin. O teatro e seu duplo. São Paulo: Martins Fontes, 1993.
BOURDIEU, Pierre. O poder simbólico. Lisboa: Difel, 1989.
______. Livre troca. Diálogos entre ciência e arte. São Paulo: Bertrand Brasil, 1995.
______. A economia das trocas simbólicas. São Paulo: Perspectiva, 2003.
______. A Distinção. Crítica social do julgamento. Porto Alegre: Zouk, 2008.
BUITONI, Dulcília. “Entre o consumo rápido e a permanência: jornalismo de arte e cultura. In: MARTINS, Maria Helena (Org.). Outras leituras: literatura, televisão, jornalismo de arte e cultura, linguagens interagentes. São Paulo: Senac; Itaú Cultural, 2000.
DELEUZE, Gilles. Nietzsche e a Filosofia. Rio de Janeiro: Editora Rio, 1976.
DUARTE, Jorge (Org.). Assessoria de imprensa e relacionamento com a mídia. São Paulo: Atlas, 2003.
FIRMEZA, Yuri (Org.). Souzousareta Geijutsuka. Fortaleza: Expressão Gráfica Editora, 2007.
HALL, Stuart et. al. A produção social das notícias: o "mugging” dos media. In: TRAQUINA, Nelson (Org.). Jornalismo: questões, teorias e estórias. Lisboa: Vega, 1999.
LIMA, Gerson. Releasemania: uma contribuição para o estudo do press release no Brasil. São Paulo: Summus, 1985.
MARTINS, Nardélia. Caso Souzousareta Geijutsuka. O release como estratégia contra a imprensa. Monografia (Conclusão do curso de graduação em Jornalismo) – Universidade de Fortaleza, 2007.
MELO, José Marques de. Jornalismo opinativo: gêneros opinativos no jornalismo brasileiro. São Paulo: Mantiqueira, 2003.
MOLOTCH, Harvey; LESTER, Marilyn. As notícias como procedimento intencional: acerca do uso estratégico de acontecimentos de rotina, acidentes e escândalos. In: TRAQUINA, Nelson (Org.). Jornalismo: questões, teorias e estórias. Lisboa: Vega, 1999.
PIZA, Daniel. Jornalismo cultural. São Paulo, Contexto, 2003.
RAMOS, Alexandre Dias. Mídia e arte: aberturas contemporâneas. Porto Alegre: Zouk, 2006.
SANTANA, Adriana. CTRL + C CTRL + V: o release nos jornais pernambucanos. Disponível em: http://www.ppgcomufpe.com.br/arquivos/teses/dissertação_adriana%20santana.pdf Acesso em: 12 jan. 2011.
SOUZA, Ana Cecília. “Quebra de padrão”: Um estudo da crítica de arte e suas mudanças na contemporaneidade. 2008.
Monografia (Conclusão do curso de graduação em Jornalismo) – Universidade de Fortaleza, Fortaleza, 2008.
Downloads
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Derechos de Autor
La sumisión de originales para la Revista Famecos implica la transferencia, por los autores, de los derechos de publicación. El copyright de los artículos de esta revista es el autor, junto con los derechos de la revista a la primera publicación. Los autores sólo podrán utilizar los mismos resultados en otras publicaciones indicando claramente a Revista Famecos como el medio de la publicación original.
Creative Commons License
Excepto donde especificado de modo diferente, se aplican a la materia publicada en este periódico los términos de una licencia Creative Commons Atribución 4.0 Internacional, que permite el uso irrestricto, la distribución y la reproducción en cualquier medio siempre y cuando la publicación original sea correctamente citada.