Aplicações do método CCRT nas psicoterapias de pacientes com transtornos de personalidade
Palavras-chave:
Relacionamento, transtornos, personalidade, psicoterapia.Resumo
Teve-se como objetivo apresentar, a partir de uma revisão bibliográfica, demonstrar a utilização do Core Conflictual Relationship Theme – CCRT como instrumento de apoio aos profissionais da saúde mental no tratamento dos transtornos de personalidade. O CCRT foi desenvolvido por Lester Luborsky, para avaliar o padrão de relacionamento amoroso/conflituoso, segundo três componentes: Desejo (D), Resposta do Outro (RO) e Resposta do Eu (RE). A partir de episódios relacionais conhecidos como os CCRTs dos pacientes o psicoterapeuta identifica padrões de relacionamento, apoiando-o no tratamento dos transtornos de personalidade. O CCRT permite ainda uma avaliação do andamento da psicoterapia possibilitando tomadas de decisões planejadas.Downloads
Downloads
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Direitos Autorais
A submissão de originais para a Psico implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação. Os direitos autorais para os artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos da revista sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente a Psico como o meio da publicação original.
Licença Creative Commons
Exceto onde especificado diferentemente, aplicam-se à matéria publicada neste periódico os termos de uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional, que permite o uso irrestrito, a distribuição e a reprodução em qualquer meio desde que a publicação original seja corretamente citada.