A Construção de uma Medida em Abordagens de Aprendizagem
Palavras-chave:
Abordagens de aprendizagem, Rasch, medida, escalonamento comportamental.Resumo
O presente estudo relata a construção de uma medida objetiva de abordagem profunda (AP) e superficial (AS). Foram analisadas as respostas de 716 estudantes do ensino fundamental e médio de uma escola particular de Belo Horizonte aos itens da Escala de Abordagens de Aprendizagem. Foram comparados quatro modelos Rasch, visando a obtenção de uma medida verdadeira. O modelo multidimensional de créditos parciais apresentou o melhor ajuste. Os infits dos itens mostraram excelente ajuste (0,94 a 1,09). A confiabilidade da separação das pessoas foi suficiente na AS (0,77) e na AP (0,87), e excelente na separação dos itens (1,00). Os resultados indicaram a construção de uma medida verdadeira em abordagens de aprendizagem. O escalonamento comportamental proveniente da medida obtida foi relatado, assim como suas implicações para a teoria das abordagens.