A Construção de uma Medida em Abordagens de Aprendizagem

Autores

  • Cristiano Mauro Assis Gomes UFMG

Palavras-chave:

Abordagens de aprendizagem, Rasch, medida, escalonamento comportamental.

Resumo

O presente estudo relata a construção de uma medida objetiva de abordagem profunda (AP) e superficial (AS). Foram analisadas as respostas de 716 estudantes do ensino fundamental e médio de uma escola particular de Belo Horizonte aos itens da Escala de Abordagens de Aprendizagem. Foram comparados quatro modelos Rasch, visando a obtenção de uma medida verdadeira. O modelo multidimensional de créditos parciais apresentou o melhor ajuste. Os infits dos itens mostraram excelente ajuste (0,94 a 1,09). A confiabilidade da separação das pessoas foi suficiente na AS (0,77) e na AP (0,87), e excelente na separação dos itens (1,00). Os resultados indicaram a construção de uma medida verdadeira em abordagens de aprendizagem. O escalonamento comportamental proveniente da medida obtida foi relatado, assim como suas implicações para a teoria das abordagens.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Cristiano Mauro Assis Gomes, UFMG

C

Downloads

Publicado

2013-07-19

Como Citar

Gomes, C. M. A. (2013). A Construção de uma Medida em Abordagens de Aprendizagem. Psico, 44(2). Recuperado de https://pucrs.emnuvens.com.br/revistapsico/article/view/11371

Edição

Seção

Artigos