Questionário de Fusão Cognitiva (CFQ): novas evidências de validade e invariância transcultural

Autores

  • Evandro Morais Peixoto Universidade de Pernambuco, PE
  • Giovana Corte Honda Universidade Nove de Julho (UNINOVE), SP
  • Joel Gagnon Université du Québec à Trois-Rivieres (UQTR), Quebec
  • Tatiana de Cássia Nakano Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUCC), SP
  • Glaucia Mitsuko Ataka da Rocha Universidade Federal do Tocantins (UFT), TO
  • Daniela Sacramento Zanini Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUCG), GO
  • Marcos Alencar Abaide Balbinotti Université du Québec à Trois-Rivieres (UQTR), Quebec

DOI:

https://doi.org/10.15448/1980-8623.2019.1.27851

Palavras-chave:

terapia de aceitação e compromisso-ACT, validade, psicoterapia, teoria de resposta ao item-IRT, psicologia intercultural.

Resumo

A fusão cognitiva é um conceito chave na Terapia de Aceitação e Compromisso, mecanismo em que a pessoa se funde com seus pensamentos e os toma como se fossem fatos reais. Os objetivos desta pesquisa foram de estimar novas evidências de validade do Questionário de Fusão Cognitiva (CFQ) e de testar a invariância dos itens entre amostra brasileira e franco-canadense. Participaram desta pesquisa 578 adultos brasileiros e 676 adultos franco-canadenses. A Análise Fatorial Exploratória revelou adequação da estrutura unidimensional, conforme hipótese teórica. O Rating Scale Model demostrou índices de dificuldade entre -0,42 e 0,69 e índices ajustes adequados (Infit/Outfit) entre 0,79 e 1,45 para os itens de ambas as versões e descrição sumarizada dos níveis de theta dos participantes. A Análise de DIF apontou dois itens que não suportavam invariância no parâmetro dificuldade em função das diferenças culturais. Contudo, observou-se invariância destes parâmetros quando avaliados em função do gênero dos participantes de cada amostra.

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Biografia do Autor

Evandro Morais Peixoto, Universidade de Pernambuco, PE

Docente do Departamento de Psicologia da Universidade de Pernambuco UPE. Pos doutorando em Psicologia pela Universidade São Franscico. Doutor em psicologia pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas -PUCC, com estágio doutoral PDSE/CAPES desenvolvido na Unviersité du Quebéc à Trois-Rivières UQTR (Canadá).

Giovana Corte Honda, Universidade Nove de Julho (UNINOVE), SP

Docente do departamento de psicologia da Universidade Nove de Julho-UNINOVE. Doutora em psicologia pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas PUCAMP

Joel Gagnon, Université du Québec à Trois-Rivieres (UQTR), Quebec

Doutorando em psicologia pela Université du Québec à Trois-Rivieres-UQTR.

Tatiana de Cássia Nakano, Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUCC), SP

Docente do curso de pós-graduação stricto sensu em Psicologia da PUC-Campinas. Pós Doutora em Psicologia pela Universidade São Francisco e Doutora em Psicologia pela PUC-Campinas

Glaucia Mitsuko Ataka da Rocha, Universidade Federal do Tocantins (UFT), TO

Pos doutoranda em psicoloa pela Instituto de Psicoloa da USP. Doutora em Psicologia pela Pntifícia Universidade Católica de Campinas PUCC.

Daniela Sacramento Zanini, Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUCG), GO

Docente do departamente de Psicologia da Pontifícia Universidade Católica de Goias PUCG. Pos doutora e doutora pela Universidad de Barcelona (Espanha).

Marcos Alencar Abaide Balbinotti, Université du Québec à Trois-Rivieres (UQTR), Quebec

Docente do departamente de Psicologia da Université du Québec à Trois-Rivieres-UQTR. Pos doutor em psicologia pela Université de Montréal e pela Université de Sherbrooke (Canadá). Doutor em Psicologia pela Université de Montréal.

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Publicado

2019-05-08

Como Citar

Peixoto, E. M., Honda, G. C., Gagnon, J., Nakano, T. de C., Rocha, G. M. A. da, Zanini, D. S., & Balbinotti, M. A. A. (2019). Questionário de Fusão Cognitiva (CFQ): novas evidências de validade e invariância transcultural. Psico, 50(1), e27851. https://doi.org/10.15448/1980-8623.2019.1.27851

Edição

Seção

Artigos