Escala de potencial criativo no trabalho
análise dos itens via Teoria de Resposta ao Item
DOI:
https://doi.org/10.15448/1980-8623.2023.1.38184Palavras-chave:
Avaliação Psicológica, Teoria de Resposta ao Item, Construção de instrumento, Construção de testeResumo
O presente estudo teve como objetivo realizar a análise dos itens da Escala de potencial criativo no trabalho. A amostra foi composta por 377 participantes, de 18 a 73 anos (M = 33,1; DP = 10,0). Para isso, realizou-se a análise das propriedades psicométricas dos itens, notadamente a estimação da sua dificuldade e medidas de ajuste. Duas análises foram conduzidas. Na primeira, por meio do Modelo de Créditos Parciais, verificou-se os índices de dificuldade dos itens e/ou o nível de habilidade necessária para que o sujeito endosse o conteúdo apresentado no item. Todos os itens que compõem o instrumento apresentaram índices de infit e outfit adequados, com exceção de dois itens. Foi possível, ainda, elaborar o mapa de itens, a fim de identificar aqueles que semostram mais proeminentes em discriminar indivíduos que apresentam nível de habilidade acima da média. De modo geral, os resultados encontrados nosestudos amparam evidências positivas de validade e precisão da escala. Sugere-se que novos estudos sejam conduzidos com o instrumental, notadamente sua normatização a fim de que o mesmo possa ser disponibilizado, futuramente, para uso profissional.
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