Relações Afetivo-sexuais

Concepções e Representações de Jovens Universitários de Classes Médias

Autores

DOI:

https://doi.org/10.15448/1980-8623.2023.1.39108

Palavras-chave:

estudantes universitários, classe média, sexualidade, infidelidade, monogamia

Resumo

Este estudo teve por objetivo analisar as concepções e representações de jovens universitários de ambos os sexos, pertencentes às classes médias e de diferentes orientações sexuais, a respeito de suas relações afetivo-sexuais. Participaram 24 jovens, estudantes de universidade pública, cujas idades variaram de 18 a 30 anos, sendo 13 homens e 11 mulheres. A coleta de dados consistiu na aplicação de questionários socioeconômicos e na realização de cinco sessões áudio-gravadas de grupo focal. O material foi organizado conforme a Análise Temática da qual emergiram as seguintes categorias: relacionamento fechado e relacionamento aberto. Para a maioria dos participantes, as representações sobre relacionamento fechado e aberto revelaram-se plurais e fl exíveis conforme acordado pela dupla/casal. Os relacionamentos afetivo-sexuais não estariam apenas sob a égide de ritos institucionalizados (namoro, noivado, casamento), mas seriam construídos paulatinamente conforme acordos satisfatórios.

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Biografia do Autor

Eduardo Name Risk, Universidade Federal de São Carlos, São Carlos-SP, Brasil (UFSCar)

Doutor em Ciências (Área de concentração: Psicologia em Saúde e Desenvolvimento) pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo (USP), em Ribeirão Preto,
SP, Brasil, realizou estágio de pós-doutorado no Departamento de Psicologia da Faculdade de Filosofia,
Ciências e Letras de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo (USP), em Ribeirão Preto, SP, Brasil. Servidor público federal; professor Adjunto do Departamento de Psicologia do Centro de Educação e Ciências Humanas da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), em São Carlos, SP, Brasil.

Marina Piran, Universidade de São Paulo, Ribeirão Preto-SP, Brasil

Psicóloga e bacharel em Psicologia pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo (USP), em Ribeirão Preto, SP, Brasil.

Wanderlei Abadio de Oliveira, Pontificia Universidade Católica de Campinas, Campinas/SP, Brasil

Doutor em Ciências (Área de concentração: Assistência à criança e ao adolescente) pela Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo (USP), em Ribeirão Preto, SP, Brasil, realizou estágio de pós-doutorado no Departamento de Psicologia da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo (USP), em Ribeirão Preto, SP, Brasil. Docente do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Psicologia da Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas), em Campinas, SP, Brasil. Bolsista de Produtividade em Pesquisa do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq - Brasil), PQ-2.

Manoel Antônio dos Santos, Universidade de São Paulo, Ribeirão Preto-SP, Brasil

Livre-docente em Psicoterapia Psicanalítica pelo Departamento de Psicologia da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras da Universidade de São Paulo (USP), em Ribeirão Preto, SP, Brasil. Doutor em Psicologia Clínica pelo Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo (USP), em São Paulo, SP, Brasil. Professor Titular do Departamento de Psicologia da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo (USP), em Ribeirão Preto, SP, Brasil. Bolsista de Produtividade em Pesquisa do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq - Brasil), PQ-1A

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Publicado

2023-10-23

Como Citar

Risk, E. N., Piran, M., Abadio de Oliveira, W., & Antônio dos Santos, M. (2023). Relações Afetivo-sexuais: Concepções e Representações de Jovens Universitários de Classes Médias. Psico, 54(1), e39108. https://doi.org/10.15448/1980-8623.2023.1.39108