Alexia fonológica e alexia de superfície em hispano-falantes
Palavras-chave:
Alexia fonológica, alexia de superficie, alteraciones de la lectura, dislexia adquirida, neuropsicologiaResumo
Apresentam-se estudos de casos de pacientes afásicos falantes de espanhol que mostram duas diferentes formas de alteração da leitura. O paciente LT apresenta um quadro compatível com alexia fonológica e o paciente MM, um quadro compatível com alexia de superfície. Os dois casos representam uma dupla dissociação que é relevante para a discussão sobre a aplicabilidade ao Espanhol da classificação das alexias e dos modelos de dupla rota de leitura propostos pela Neuropsicologia cognitiva. São apresentadas as tarefas necessárias para colocar em evidência estes quadros em pacientes que utilizam um sistema de escrita transparente como o Espanhol e discutem-se como os resultados afetam as propostas teóricas dos modelos de dupla rota e de mediação fonológica obrigatória.Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Direitos Autorais
A submissão de originais para a Psico implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação. Os direitos autorais para os artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos da revista sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente a Psico como o meio da publicação original.
Licença Creative Commons
Exceto onde especificado diferentemente, aplicam-se à matéria publicada neste periódico os termos de uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional, que permite o uso irrestrito, a distribuição e a reprodução em qualquer meio desde que a publicação original seja corretamente citada.