Redes sociais e apoio social em estudantes de enfermagem durante a pandemia covid-19

Estudo transversal

Autores

DOI:

https://doi.org/10.15448/1980-8623.2021.3.39894

Palavras-chave:

apoio social, redes sociais, estudantes de enfermagem, coronavirus, ensino

Resumo

O objetivo deste estudo é identificar os tipos de redes sociais acessadas e a percepção do apoio social recebido por graduandos de enfermagem no contexto da pandemia de covid-19. Trata-se de um estudo transversal, descritivo e correlacional, realizado com 147 estudantes de graduação em enfermagem de uma universidade federal. A coleta de dados ocorreu por meio de formulário eletrônico, contendo questionário de caracterização de elaboração própria, Escala de Solidão, Escala de Apoio Social e Escala de Depressão, Ansiedade e Estresse. As principais redes sociais identificadas foram as familiares, as de amizade e as institucionais. Prevaleceu nível médio de apoio social para as dimensões apoio emocional/informacional (56,5%), interação social (47,6%) e alto nível para as dimensões apoio material (41,5%) e apoio afetivo (51,7%). Embora o estudo tenha identificado as redes sociais e a percepção de apoio social, mais pesquisas são necessárias para esclarecer os impactos da pandemia na população estudada.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Romario Daniel Jantara, Universidade Federal do Rio Grande (FURG), Rio Grande, RS, Brasil.

Mestre e doutorando em Enfermagem pela Universidade Federal do Rio Grande (FURG), em Rio Grande, RS, Brasil.

Daiane Porto Gautério Abreu, Universidade Federal do Rio Grande (FURG), Rio Grande, RS, Brasil.

Doutora e mestre em Enfermagem pela Universidade Federal do Rio Grande (FURG), em Rio Grande, RS, Brasil; professora da Universidade Federal do Rio Grande (FURG), em Rio Grande, RS, Brasil.

Leni de Lima Santana, Instituto Federal do Paraná (IFPR), Curitiba, PR, Brasil.

Doutora e mestre em Enfermagem pela Universidade Federal do Paraná (UFPR), em Curitiba, PR, Brasil; professora do Instituto Federal do Paraná (IFPR), em Curitiba, PR, Brasil.

Diéssica Roggia Piexak , Universidade Federal do Rio Grande (FURG), Rio Grande, RS, Brasil.

Doutora e mestre em Enfermagem pela Universidade Federal do Rio Grande (FURG), em Rio Grande, RS, Brasil; professora da Universidade Federal do Rio Grande (FURG), em Rio Grande, RS, Brasil.

Stella Minasi de Oliveira, Universidade Federal do Rio Grande (FURG), Rio Grande, RS, Brasil.

Doutora e mestre em Enfermagem pela Universidade Federal do Rio Grande (FURG), em Rio Grande, RS, Brasil; professora da Universidade Federal do Rio Grande (FURG), em Rio Grande, RS, Brasil.

Referências

Almeida, L. Y. de, Carrer, M. O., Souza, J. de, & Pillon, S. C. (2018). Evaluation of social support and stress in nursing students. Revista da Escola de Enfermagem da USP, 52, e03405-e03405. https://doi.org/10.1590/s1980-220x2017045703405

Anderssen, N., Sivertsen, B., Lønning, K. J., & Malterud, K. (2020). Life satisfaction and mental health among transgender students in Norway. BMC public health, 20(1), 1-11. https://doi.org/10.1186/s12889-020-8228-5

Barros, M. V., Reis, R. S., Hallal, P. C., Florindo, A. A., & Farias Júnior, J. C. (2012). Análise de dados em saúde. Midiograf, 307.

Barroso, S. M., Andrade, V. S. D., Midgett, A. H., & Carvalho, R. G. N. D. (2016). Evidências de validade da Escala Brasileira de Solidão UCLA. Jornal Brasileiro de Psiquiatria, 65(1), 68-75. http://dx.doi.org/10.1590/0047-

Barroso, S. M., Oliveira, N. R. D., & Andrade, V. S. D. (2019). Solidão e Depressão: Relações com Características Pessoais e Hábitos de Vida em Universitários. Psicologia: Teoria e Pesquisa, 35, 1-12. https://doi.org/10.1590/0102.3772e35427

Resolução nº 510, de 07 de abril de 2016 (2016). Dispõe sobre as normas aplicáveis a pesquisas em Ciências Humanas e Sociais. Conselho Nacional de Saúde. http://conselho.saude.gov.br/resolucoes/2016/Reso510.pdf

Cacioppo, J. T, & Cacioppo, S. (2014). Social relationships and health: The toxic effects of perceived social isolation. Social and personality psychology compass, 8(2), 58-72. https://doi.org/10.1111/spc3.12087

Child, S. T., & Albert, M. A. (2018). Social networks and health outcomes: importance for racial and socioeconomic disparities in cardiovascular outcomes. Current Cardiovascular Risk Reports, 12(12), 1-30.

De Jong-gierveld, J., & Van Tilburg, TG. (2016). Social isolation and loneliness. Encyclopedia of mental health, 4(2), 175-178. http://www.doi.org/10.1016/B978-0-12397045-9.00118-X

Diehl, K., Jansen, C., Ishchanova, K., & Hilger-Kolb, J. (2018). Loneliness at universities: determinants of emotional and social loneliness among students. International journal of environmental research and public health, 15(9), 1865. https://doi.org/10.3390/ijerph15091865

Elmer, T., Mepham, K., & Stadtfeld, C. (2020). Students under lockdown: Comparisons of students’ social networks and mental health before and during the COVID-19 crisis in Switzerland. Plos one, 15(7), e0236337. https://doi.org/10.1371/journal.pone.0236337

Gorman, B. K., & Sivaganesan, A. (2007). The role of social support and integration for understanding socioeconomic disparities in self-rated health and hypertension. Social science & medicine, 65(5), 958-975. https://doi.org/10.1016/j.socscimed.2007.04.017

Graner, K. M, Moraes, A. B. A, Torres, A. R, Lima, M. C. P, Rolim, G. S, & Ramos-Cerqueira, A. T. A. (2018). Prevalence and correlates of common mental disorders among dental students in Brazil. PloS one, 13(9), e0204558. https://journals.plos.org/plosone/article?id=10.1371/journal.pone.0204558

Griep, R. H. (2003). Confiabilidade e validade de instrumentos de medida de rede social e de apoio social utilizados no Estudo Pró-Saúde [Tese de Doutorado não publicada] Escola Nacional de Saúde Pública, Fundação Oswaldo Cruz, Rio de Janeiro, RJ, Brasil.

Griep, R. H., Chor, D., Faerstein, E., Werneck, G. L., & Lopes, C. S. (2005). Validade de constructo de escala de apoio social do Medical Outcomes Study adaptada para o português no Estudo Pró-Saúde. Cadernos de Saúde Pública, 21, 703-714. https://www.scielosp.org/pdf/csp/2005.v21n3/703-714/pt

Guadalupe, S., & Vicente, H. T. (2020). Types of Personal Social Networks of Older Adults in Portugal. Social Indicators Research, 147(1) 1-22. https://doi.org/10.1007/s11205-019-02252-3

Hefner, J., & Eisenberg, D. (2009). Social support and mental health among college students. American Journal of Orthopsychiatry, 79(4), 491-499. https://doi.org/10.1037/a0016918

Hidalgo-Rasmussen, C. A., Chávez-Flores, Y. V., Yanez-Peñúñuri, L. Y., & Navarro, S. R. M. (2019). Suicide-related behavior and health-related quality of life among first-year university students in a Mexican university. Ciência &

Saúde Coletiva, 24(10), 3763-3772. http://www.doi.org/10.1590/1413-812320182410.26732017

Hill, M. M., & Hill, A. (2012). Investigação por questionário (2. ed.). Sílabo. http://hdl.handle.net/10400.2/8497

Holmes, E. A., O’Connor, R. C., Perry, V. H., Tracey, I., Wessely, S., Arseneault, L., ... & Ford, T. (2020). Multidisciplinary research priorities for the COVID-19 pandemic: a call for action for mental health science. The Lancet Psychiatry, 7(6), 547-560. https://doi.org/10.1016/S22150366(20)30168-1

Holt-Lunstad, J., Robles, T. F, & Sbarra, D. A. (2017). Advancing social connection as a public health priority in the United States. American Psychologist, 72(6), 517. http://www.doi.org/10.1037/amp0000103

Jantara, R. D., Abreu, D. P. G., Paula, A. C. S. F. de, Silva Ziani, J. da, Jantara, A., & Silva Roque, T. de. (2020). Social networks and social support in university students: an integrative review. Research, Society and Development, 9(10), e4709108695-e4709108695. https://doi.org/10.33448/rsd-v9i10.8695

Kim, S. J, & Yoo, I. Y. (2016). Health Promotion Behavior of Chinese International Students in Korea Including Acculturation Factors: A Structural Equation Model. Asian nursing research, 10(1), 25–31. http://www.doi.org/10.1016/j.anr.2015.10.008

Liu, T., Yang, L., Liu, S., & Ge, S. (2017). Inferring and analysis of social networks using RFID check-in data in China. PloS one, 12(6), e0178492. https://doi.org/10.1371/journal.pone.0178492

Lovibond, S. H, & Lovibond, P.F. (2004). Manual for the Depression Anxiety Stress Scales, (4nd.). Psychology Foundation.

Martins, B. G., Silva, W. R. D., Maroco, J., & Campos, J. A. D. B. (2019). Escala de Depressão, Ansiedade e Estresse: propriedades psicométricas e prevalência das afetividades. Jornal Brasileiro de Psiquiatria, 68(1), 32-41. http://dx.doi.org/10.1590/0047-208500000022

Oliveira, N. R., & Barroso, S. M. (2020). Solidão, depressão e suporte social em estudantes de psicologia. Trabalho (En) Cena, 5(1), 146-162. https://doi.org/10.20873/2526-1487V5N1P146

Park, K. H., Kim, D., Kim, S. K., Yi, Y. H., Jeong, J. H., Chae, J., …Roh, H. R. (2015). The relationships between empathy, stress and social support among medical students. International journal of medical education, 6, 103-108. 10.5116/ijme.55e6.0d44

Pokhrel, P., Fagan, P., Cassel, K., Trinidad, D. R., Kaholokula, J. K. A., & Herzog, T. A. (2016). Social network characteristics, social support, and cigarette smoking among Asian/Pacific Islander young adults. American journal of community psychology, 57(3-4), 353-365. https://doi.org/10.1002/ajcp.12063

Russell, D., Peplau, L. A., & Cutrona, C. E. (1980). The revised UCLA Loneliness Scale: concurrent and discriminant validity evidence. Journal of personality and social psychology, 39(3), 472-480. https://psycnet.apa.org/doi/10.1037/0022-3514.39.3.472

Sherbourne, C. D., & Stewart, A. L. (1991). The MOS Social Support Survey. Social Science Medicine, 32(6), 705-714. http://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/2035047

UNESCO. 2020. COVID-19 educational disruption and responses. Retrieved July 27, 2020, from https://en.unesco.org/covid19/educationresponse

Vignola, R. C. B. (2013). Escala de depressão, ansiedade e estresse (DASS): adaptação e validação para o português do Brasil [Dissertação de Mestrado, Instituto de Saúde e Sociedade, Universidade Federal de São Paulo, Santos, SP, Brasil]. http://repositorio.unifesp.br/handle/11600/48328

Vignola, R. C. B., & Tucci, A. M. (2014). Adaptation and validation of the depression, anxiety and stress scale (DASS) to Brazilian Portuguese. Journal of affective disorders, 155, 104-109. https://doi.org/10.1016/j.jad.2013.10.031

Woods-Giscombé, C. L., Lobel, M., Zimmer, C., Wiley Cené, C., & Corbie-Smith, G. (2015). Whose stress is making me sick? Network-stress and emotional distress in African-American women. Issues in mental health nursing, 36(9), 710-717. https://doi.org/10.3109/01612840.2015.1011759

Yavuzer, Y., Albayrak, G., & Keldal, G. (2018). Relationship between University Students’ Perceived Social Support and Depression Levels: Mediating Effects of Problem-Solving Skills. HU Journal of Education, 33(1), 242-255. https://doi.org/10.16986/HUJE.2017027085

Zanini, D. S., & Peixoto, E. M. (2016). Social Support Scale (MOS-SSS): analysis of the psychometric properties via item response theory. Paidéia (Ribeirão Preto), 26(65), 359-368. http://dx.doi.org/10.1590/198243272665201612

Zanini, D. S., Peixoto, E. M., & Nakano, T. D. C. (2018). Escala de apoio social (MOS-SSS): Proposta de normatização com referência nos itens. Trends in Psychology, 26(1), 387-399. https://doi.org/10.9788/tp2018.115pt

Zanini, D. S., Peixoto, E. M., & Nakano, T. D. C. (2018). Escala de apoio social (MOS-SSS): Proposta de normatização com referência nos itens. Trends in Psychology, 26(1), 387-399. http://dx.doi.org/10.9788/tp2018.115p

Downloads

Publicado

2021-10-27

Como Citar

Jantara, R. D. ., Abreu, D. P. G. ., Santana, L. de L., Piexak , D. R., & Oliveira, S. M. de . (2021). Redes sociais e apoio social em estudantes de enfermagem durante a pandemia covid-19: Estudo transversal. Psico, 52(3), e39894. https://doi.org/10.15448/1980-8623.2021.3.39894