Discriminação cotidiana, suporte social e sofrimento psíquico

Implicações psicossociais da pobreza no ensino superior

Autores

DOI:

https://doi.org/10.15448/1980-8623.2025.1.41274

Palavras-chave:

pobreza, estudantes universitários, discriminação cotidiana, suporte social, equilíbrio emocional.

Resumo

Este artigo, com abordagem quantitativa, busca identificar a relação entre discriminação cotidiana, percepção de suporte social e equilíbrio emocional a partir das implicações psicossociais da pobreza. A amostra consiste em 251 estudantes pobres de duas universidades públicas do Estado do Ceará. O questionário contém os instrumentos: Questionário de Pobreza Multidimensional, Escala de Percepção de Suporte Social, Escala de Integração Social no Ensino Superior e Escala de Discriminação Cotidiana. Utilizaram-se as análises estatísticas MANOVA e Regressão Linear Múltipla. Identificou-se que, ao passo que a discriminação cotidiana aumenta, a percepção de suporte social e o equilíbrio emocional diminuem, de acordo com o nível crescente de pobreza multidimensional. Aponta-se uma relação de predição negativa entre discriminação cotidiana e equilíbrio emocional. Considerar a problemática do sofrimento ético-político inserido na dialética exclusão-inclusão social no ambiente universitário é conferir aos processos subjetivos um importante foco de análise das práticas opressoras.

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Biografia do Autor

Márcia Kelma de Alencar Abreu, Universidade Regional do Cariri (URCA), Crato, CE, Brasil.

Doutora em Psicologia (UFC). Universidade Regional do Cariri.

Verônica Morais Ximenes, Universidade Federal do Ceará (UFC), Fortaleza, CE, Brasil.

Doutora em Psicologia – Universidade de Barcelona e pós-doutora em Psicologia – UFRGS; Universidade Federal do Ceará.

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Publicado

2025-08-27

Como Citar

de Alencar Abreu, M. K., & Morais Ximenes, V. (2025). Discriminação cotidiana, suporte social e sofrimento psíquico: Implicações psicossociais da pobreza no ensino superior. Psico, 56(1), e41274. https://doi.org/10.15448/1980-8623.2025.1.41274