Evidências de Validade da Escala de Acolhimento Institucional à Diversidade em Contexto Universitário Brasileiro

Autores

DOI:

https://doi.org/10.15448/1980-8623.2025.1.42190

Palavras-chave:

acolhimento, diversidade, escala, validade, universidade.

Resumo

O objetivo deste estudo foi analisar evidências de validade baseadas na estrutura interna e nas relações com variáveis externas para a Escala de Acolhimento Institucional à Diversidade. A amostra foi de 3.484 universitários de uma instituição pública brasileira. A escala é um instrumento de autorrelato, com 13 itens, que avaliam o quanto o ambiente universitário se mostra acolhedor ou hostil a diferentes grupos sociais (α = 0,94; ω = 0,93). A análise fatorial identificou uma estrutura unifatorial capaz de explicar 58,70% da variância do atributo mensurado. A escala correlacionou-se significativamente e positivamente com o conhecimento de ações de prevenção e promoção à saúde mental na universidade, mas negativamente com as diferentes formas de manifestação de ideação suicida entre os estudantes da amostra. Os resultados apontam para a escala como uma alternativa confiável e prática para avaliações de ações e políticas institucionais afirmativas de acolhimento nas universidades.

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Biografia do Autor

Loriane Trombini-Frick, Universidade Federal do Paraná, Curitiba, PR, Brasil

PhD em Educação (Universidade Estadual Júlio de Mesquita Filho – UNESP). Professora do Departamento de Teoria e Fundamentos da Educação, Setor de Educação da Universidade Federal do Paraná. Professora do Programa de Pós-Graduação em Educação da UFPR. Membra do Grupo de Pesquisa Observatório do Clima Institucional e Prevenção da Violência em Contextos Educacionais – Xará, da UFPR, IFSP e UFU.

Ana Carina Stelko Pereira, Universidade Federal do Paraná, Curitiba, PR, Brasil.

PhD em Psicologia (Universidade Federal de São Carlos – UFSCAR). Professora do Departamento de Teoria e Fundamentos da Educação, Setor de Educação da Universidade Federal do Paraná. Professora do Programa de Pós-Graduação em Educação da UFPR. Coordenadora do Grupo de Pesquisa Observatório do Clima Institucional e Prevenção da Violência em Contextos Educacionais – Xará.

Juliana Aparecida Matias Zechi, Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de São Paulo, Presidente Epitácio, SP, Brasil.

PhD em Educação pela Universidade Estadual Júlio de Mesquita Filho (UNESP). Professora Adjunta do Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de São Paulo. Membra do Grupo de Pesquisa Observatório do Clima Institucional e Prevenção da Violência em Contextos Educacionais – Xará.

 

Vitor Atsushi Nozaki Yano, Concordia University, Montreal, Canadá.

Mestre em Educational Studies (Concordia University, Canadá). Mestre em Engenharia Elétrica e Pedagogo pela Universidade Federal do Paraná, Brasil. Membro do Laboratório Interagir, Setor de Educação da Universidade Federal do Paraná.

Enzo Lopes Amaral, Universidade Federal do Paraná, Curitiba, PR, Brasil.

Estudante de Pedagogia da Universidade Federal do Paraná. Membro do Grupo de Pesquisa Observatório do Clima Institucional e Prevenção da Violência em Contextos Educacionais – Xará

Josafá Moreira da Cunha, Universidade Federal do Paraná, Curitiba, PR, Brasil

PhD em Educação pela Universidade Federal do Paraná (UFPR). Professor do Departamento de Teoria e Fundamentos da Educação, Setor de Educação, da Universidade Federal do Paraná. Professor do Programa de Pós-Graduação em Educação da UFPR. Coordenador do Laboratório Interagir da UFPR.

Pedro Afonso Cortez, Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, MG, Brasil.

PhD em Psicologia pela Universidade São Francisco (USF). Professor do Magistério Superior na Universidade Federal de Uberlândia (UFU). Membro do Grupo de Pesquisa Observatório do Clima Institucional e Prevenção da Violência em Contextos Educacionais – Xará.

 

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Publicado

2025-08-27

Como Citar

Trombini-Frick, L., Stelko Pereira, A. C., Matias Zechi, J. A., Nozaki Yano, V. A., Lopes Amaral, E., Moreira da Cunha, J., & Afonso Cortez, P. (2025). Evidências de Validade da Escala de Acolhimento Institucional à Diversidade em Contexto Universitário Brasileiro. Psico, 56(1), e42190. https://doi.org/10.15448/1980-8623.2025.1.42190