Reações em cursos a distância: revisão da literatura
Palavras-chave:
Avaliação de TD&E, curso a distância, avaliação de reações em TD&E, revisão de literatura.Resumo
Em um sentido ideal, uma ação de treinamento, desenvolvimento e educação de pessoas (TD&E) deveria produzir reações favoráveis em seus participantes. Com base no Modelo de Avaliação Somativo e Integrativo – MAIS de Borges-Andrade (2006), o objetivo do presente artigo é apresentar uma revisão de literatura sobre o nível de avaliação Reação ao discutir conceitos, definições e medidas, e apresentar resultados de pesquisas, com ênfase em cursos ofertados a distância. Os critérios de seleção do material seguiram os padrões de revistas científicas com corpo editorial. Discute-se a qualidade dos instrumentos de medida existentes, bem como o relacionamento do nível de Reação com outras variáveis de interesse em TD&E. As considerações finais da revisão sugerem a disseminação da utilização das medidas de Reação de cursos a distância nas organizações de trabalho e também em instituições de ensino que ofertam cursos desta natureza, visando ao aprimoramento do planejamento instrucional utilizado.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
2010-05-17
Como Citar
Zerbini, T., & Abbad, G. (2010). Reações em cursos a distância: revisão da literatura. Psico, 41(2). Recuperado de https://pucrs.emnuvens.com.br/revistapsico/article/view/5354
Edição
Seção
Artigos