A experiência de crescer com fibrose cística
Palavras-chave:
Doença crônica, fibrose cística, experiência de vida, aspectos psicossociais, estudo qualitativo.Resumo
Onze pessoas com fibrose cística (FC) foram entrevistadas a respeito de suas experiências com a doença. Os seus testemunhos foram analisados em três etapas: descrição, redução e interpretação. A etapa de descrição apontou para a dificuldade de conciliar o tratamento da doença com demandas de escola e trabalho. Já a redução evidenciou um fenômeno central das experiências dos pacientes: o choque com o diagnóstico e a dificuldade de aceitação da doença. A análise crítica levou ao entendimento de que crescer com fibrose cística é uma experiência única, embuída de múltiplas aceitações e de desenvolvimento de estratégias de adaptação à doença. Diagnóstico tardio, apoio familiar, a revelação da doença e procura de trabalho são questões constantes na trajetória dos pacientes. Políticas de saúde pública direcionadas à real necessidade dos pacientes portadores de FC e seus familiares devem ser o centro das estratégias para a promoção da saúde e qualidade de vida.Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Direitos Autorais
A submissão de originais para a Psico implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação. Os direitos autorais para os artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos da revista sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente a Psico como o meio da publicação original.
Licença Creative Commons
Exceto onde especificado diferentemente, aplicam-se à matéria publicada neste periódico os termos de uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional, que permite o uso irrestrito, a distribuição e a reprodução em qualquer meio desde que a publicação original seja corretamente citada.