Escala de Valores Pessoais: validação da versão reduzida em Amostra de trabalhadores brasileiros
Palavras-chave:
Valores pessoais, teoria de valores de Schwatz, validação.Resumo
A literatura tem mostrado especial interesse na pesquisa com valores individuais, destacada pela amplitude de publicações em função de sua relevância na predição de comportamentos. A escala de valores PQV (Portrait Questionnaire Value) avalia o sistema de valores individuais baseada no modelo teórico de valores humanos de Schwartz. Este artigo tem como objetivo validar a versão reduzida de 21 itens do PQV. Para tanto, uma amostra de 554 trabalhadores brasileiros de empresas privadas responderam o questionário. Os resultados do Escalonamento Multidimensional (MDS) com o método de escalonamento do coeficiente de alienação de Guttman apontaram a adequação da estrutura teórica para interpretar a correlação entre os itens. Conclui-se que a versão reduzida é uma alternativa ao mesmo instrumento original, conservando sua estrutura e exigindo menor tempo de aplicação.Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Direitos Autorais
A submissão de originais para a Psico implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação. Os direitos autorais para os artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos da revista sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente a Psico como o meio da publicação original.
Licença Creative Commons
Exceto onde especificado diferentemente, aplicam-se à matéria publicada neste periódico os termos de uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional, que permite o uso irrestrito, a distribuição e a reprodução em qualquer meio desde que a publicação original seja corretamente citada.