Valoração da família e condutas desviantes: testagem de um modelo teórico
Palavras-chave:
Família, jovens, análise confirmatória.Resumo
O presente estudo teve como objetivo avaliar a consistência interna e validade estrutural dos indicadores da valoração interna da família e sua influência nas condutas desviantes em jovens. Para isso, realizou-se uma análise exploratória dos principais componentes e confirmatória e modelagem de equação estrutural. Duas amostras compuseram o estudo, uma com 488 jovens destinada a análise exploratória e outra com 345 jovens para a análise confirmatória e modelagem estrutural. Todos os jovens eram do nível escolar fundamental e médio, da rede privada e pública de educação da cidade João Pessoa – PB e Palmas – TO, entre 14 e 18 anos e do sexo masculino e feminino. Foi respondido um questionário que avalia a importância que o jovem atribui a sete (7) itens para sua boa relação familiar. Na análise exploratória o modelo unifatorial se relevou satisfatório sendo confirmado, a partir dos indicadores de qualidade de ajuste, na análise confirmatória, como um modelo aceitável estruturalmente. Bem como, a predição das condutas desviantes a partir da valoração da família foi comprovada.Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Direitos Autorais
A submissão de originais para a Psico implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação. Os direitos autorais para os artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos da revista sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente a Psico como o meio da publicação original.
Licença Creative Commons
Exceto onde especificado diferentemente, aplicam-se à matéria publicada neste periódico os termos de uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional, que permite o uso irrestrito, a distribuição e a reprodução em qualquer meio desde que a publicação original seja corretamente citada.