Orientadores de Liberdade Assistida: problematizações (im)pertinentes
Palavras-chave:
Medidas socioeducativas, liberdade assistida, políticas públicas.Resumo
O artigo é resultado de reflexões a partir do estágio acadêmico em Psicologia realizado no Programa de Atendimento das Medidas Socioeducativas em Meio Aberto (PAMSEMA), na cidade de Santa Cruz do Sul-RS. A partir da inserção no PAMSEMA, objetivamos questionar os discursos e as práticas do Programa, prioritariamente a função do orientador de liberdade assistida. Para tal, buscamos no Estatuto da Criança e do Adolescente o que a lei pretendia ao inscrever este ator social. Por fim, problematizamos a lógica higienista e punitiva das orientações, bem como debatemos o alcance das medidas socioeducativas em meio aberto e as possibilidades de implementação de políticas públicas para adolescentes.Downloads
Downloads
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Direitos Autorais
A submissão de originais para a Psico implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação. Os direitos autorais para os artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos da revista sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente a Psico como o meio da publicação original.
Licença Creative Commons
Exceto onde especificado diferentemente, aplicam-se à matéria publicada neste periódico os termos de uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional, que permite o uso irrestrito, a distribuição e a reprodução em qualquer meio desde que a publicação original seja corretamente citada.