Conhecendo os valores na infância: evidências psicométricas de uma medida
Palavras-chave:
valores, funções, infância, medida, validade.Resumo
Este estudo teve como objetivo adaptar o Questionário dos Valores Básicos, versão infantil (QVB-I), reunindo evidências de sua adequação psicométrica (validade fatorial e consistência interna). Tomou-se como referência a teoria funcionalista dos valores humanos, identificando suas subfunções valorativas com três valores específicos cada uma. Os participantes foram 202 estudantes de escolas públicas e privadas de João Pessoa (PB), com idade média de 11,7 anos, a maioria do sexo feminino (54,5%) e católica (51%). Estes responderam o QVB-I e perguntas demográficas. Os resultados deram suporte para as seis subfunções (hipótese de conteúdo), organizadas em um espaço bidimensional com três tipos de orientação (pessoal, central e social) e dois tipos de motivadores (materialista e idealista) (hipótese de estrutura). Múltiplos indicadores de consistência interna endossaram evidências deste parâmetro do QVB-I. Concluiu-se que este é um instrumento psicometricamente adequado, que poderá ser usado em pesquisas futuras para estudar os valores infantis.Downloads
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