Qualidade de Sono e sua Relação com o Rendimento Acadêmico em Estudantes Universitários de Turnos Distintos

Autores

  • Danilo de Freitas Araújo UFRN
  • Katie Moraes de Almondes UFRN

Palavras-chave:

Sono, desempenho acadêmico, estudantes universitários.

Resumo

Analisou-se a correlação entre níveis de sonolência, qualidade do sono e rendimento acadêmico de graduandos. A amostra (média de idade: 24 anos, DP = 8,09) foi constituída por 109 estudantes do turno matutino e 125 do noturno. Preencheram ficha sócio-demográfica, Escala de Sonolência de Epworth e Índice de Qualidade de Sono de Pittsburgh. O rendimento acadêmico foi solicitado aos coordenadores dos cursos. Os resultados mostraram para sonolência média de 9,03 pontos (DP = 4,01) no turno matutino, e 9,7 (DP = 4,01) no noturno, e para qualidade do sono, 5,54 (DP = 2,99) e 5,53 (DP = 3,08), respectivamente. Foram constatadas diferenças significativas em sonolência (t = -29,55; p < 0,05) e qualidade do sono (t = -19,82; p < 0,05) entre os turnos. Demonstrou-se que rendimento e qualidade do sono não estavam correlacionados nos turnos matutino (r = -0,05; p > 0,05) e noturno (r = 0,03; p > 0,05). Os dados mostraram que os estudantes do turno noturno são mais sonolentos e possuem pior qualidade do sono, embora isso não influa sobre seu rendimento.

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Biografia do Autor

Danilo de Freitas Araújo, UFRN

Mestrando em Psicologia pelo Programa de Pós-Graduação em Psicologia da Universidade Federal do Rio Grande do Norte – UFRN

Katie Moraes de Almondes, UFRN

Doutora em Psicobiologia; Professora do Departamento de Psicologia e do Programa de Pós-Graduação em Psicologia da UFRN; Psicóloga clínica e da saúde/hospitalar; Membro da Sociedade Brasileira do Sono.

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Publicado

2012-09-13

Como Citar

Araújo, D. de F., & de Almondes, K. M. (2012). Qualidade de Sono e sua Relação com o Rendimento Acadêmico em Estudantes Universitários de Turnos Distintos. Psico, 43(3). Recuperado de https://pucrs.emnuvens.com.br/revistapsico/article/view/9369

Edição

Seção

Artigos