Intoxicação crônica por chumbo e implicações no desempenho escolar
Keywords:
exposição ambiental, intoxicação por chumbo, desempenho escolarAbstract
Compreender as implicações da contaminação por chumbo contribui para o planejamento de políticas públicas mais efetivas para eliminação da exposição ao metal ou orientação de intervenções que minimizem os seus efeitos. Neste artigo o desempenho acadêmico de crianças contaminadas por chumbo foi avaliado em dois estudos. Para os participantes dos dois estudos as variáveis: contaminação crônica, escola, moradia e condições socioeconômicas foram semelhantes. No Estudo 1, transversal, objetivou-se avaliar a influência da pumblemia em 28 participantes, de ambos os sexos,de sete e quinze anos, separados em dois grupos de acordo com o nível de contaminação. No Estudo 2, longitudinal objetivou-se avaliar os efeitos da pumblemia no desempenho escolar de 10 crianças em um intervalo de quatro anos. Para do desempenho acadêmico foi utilizado o Teste de Desempenho Escolar (TDE). Os resultados do Estudo 1 apontaram para desempenho inferior significante para crianças com maior nível de contaminação. No Estudo 2, verificou-se que o nível de desempenho escolar continua significantemente inferior ao esperado para a série em que se encontram. Os dados parecem indicar para os efeitos deletérios da contaminação por chumbo no desempenho escolar.Downloads
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright
The submission of originals to Psico implies the transfer by the authors of the right for publication. Authors retain copyright and grant the journal right of first publication. If the authors wish to include the same data into another publication, they must cite Psico as the site of original publication.
Creative Commons License
Except where otherwise specified, material published in this journal is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International license, which allows unrestricted use, distribution and reproduction in any medium, provided the original publication is correctly cited.