Estrutura fatorial do Inventário Multifatorial de Coping para Adolescentes (IMCA-43)
Abstract
O Inventário Multifatorial de Coping para Adolescentes (IMCA-43) foi originalmente elaborado por Antoniazzi (2000) e as suas qualidades psicométricas avaliadas para uma população de 15 a 30 anos. Este trabalho replica este estudo e utiliza uma amostra de 285 adolescentes (132 masculinos e 153 femininos) com idades variando de 13 a 18 anos. A análise dos dados foi feita por meio da análise fatorial exploratória e da consistência interna dos dados. A solução final apresentou três fatores (Ações Diretas, Apoio Social e Negação) dos quatro que compõe o IMCA. O quarto fator (Autocontrole) foi reduzido a outro, denominado Ações Agressivas. Todos os fatores apresentaram índices de consistência interna satisfatórios. Os resultados demonstraram que a replicação do IMCA-43 apresentou uma estrutura fatorial relativamente estável. Entretanto, novos estudos são necessários para refinamento do instrumento.
Palavras-chave: Propriedades psicométricas; estilos de Coping; adolescentes, inventário.
ABSTRACT
Factorial structure of Coping Multifactor Inventory for Adolescents (CMIA-43)
The Coping Multifactor Inventory for Adolescents (CMIA-43) was originally elaborated by Antoniazzi (2000) and its psychometric properties evaluated with a sample of 15-30 years. This work talks back the previous study and uses a sample of 285 adolescents (132 males and 153 females), age ranged from 13 to 18 years-old. Data analyses were made with exploratory factor analysis and internal consistence. Final solution had three factors (Direct Actions, Social Support and Negation) of the four that composes the CMIA-43. The fourth factor (Self-control) was reduced to another, called Aggressive Actions. All factors presented a satisfactory index of intern consistence. Data analyses demonstrated that CMIA-43 results showed an almost stable factor structure. However, further studies are needed to refine this instrument.
Key words: Psychometric properties; Coping styles; adolescence; inventory.
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