Fobia social na infância e adolescência: Aspectos clínicos e de avaliação psicométrica
Abstract
Embora a idade média de início ter sido considerada a adolescência intermediária, estudos recentes têm evidenciado que crianças tão jovens como aos oito anos de idade podem preencher os critérios para o diagnóstico de transtorno de ansiedade social. Além do que, este transtorno pode resultar em prejuízo, tanto imediato como em longo prazo, em muitos aspectos do funcionamento diário e pode impedir a aquisição de habilidades nestas crianças, bem como quando alcançarem a idade adulta. O presente artigo é uma revisão sobre o conceito de Fobia social e sobre usos nacionais e internacionais do Inventário de Ansiedade e Fobia Social para Crianças (SPAI-C).
Palavras-chave: Avaliação; fobia social; ansiedade social, validade de instrumentos.
ABSTRACT
Childhood and Adolescence social phobia: Clinical aspects and psychometric assessment
Although the average age of onset had been considered to be midadolescence, recent studies have determined that children as young as age 8 may meet diagnostic criteria for social anxiety disorder. Furthermore, Social Phobia can result in immediate and long-term impairment across many aspects of daily functioning and can prevent the achievement of developmental milestones in these children. In this article are revised the Social Phobia Construct as well as some aspects related to the use of two instruments for Social Phobia, the Social Phobia Anxiety Inventory for Children (SPAI-C).
Key words: Assessment; social phobia; social anxiety, test validity.
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