Cuidado ambiental: ponte entre psicologia e educação ambiental?
Abstract
Cuidado ambiental é termo comum no cotidiano e em atividades como educação ambiental, embora pesquisas psicológicas façam pouco uso do conceito, o que justificou investigar a compreensão popular do termo e analisar suas possíveis relações com indicadores científicos de predisposição pró-ambiental. O questionário aplicado a 355 estudantes universitários da cidade de Natal, RN, de ambos os sexos, continha questões abertas sobre prática pelo respondente de cuidado ambiental e sobre sua disposição pessoal para participar de eventuais campanhas ecológicas futuras, e incluía ainda: Escala de Ecocentrismo e Antropocentrismo, Questionário de Individualismo-Coletivismo, e Inventário Zimbardo de Perspectiva Temporal. As duas formas utilizadas para o relato de cuidado ambiental se mostraram positivamente correlacionados com medidas de ambientalismo ecocêntrico, e negativamente com apatia ambiental e individualismo, evidenciando-se como um importante controle metodológico-conceitual quando se busca a “tradução” de resultados de pesquisas psicológicas para o cotidiano das ações de intervenção e educação ambientais.
Palavras-chave: Cuidado ambiental; comportamento pró-ambiental; conduta sustentável.
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