Medical students attitudes towards the “more doctors” reveals favouring ingroup

Authors

  • Clarissa Maria Dubeux Lopes Barros Universidade Federal da Paraíba http://orcid.org/0000-0003-4790-8203
  • Ana Raquel Rosas Torres Universidade Federal da Paraíba
  • Cicero Roberto Pereira Universidade Federal da Paraíba

DOI:

https://doi.org/10.15448/1980-8623.2017.1.23871

Keywords:

Social identity, Prejudice, Ingroup bias, “Mais Médicos” Program.

Abstract

People are motivated to privilege its own group with material and symbolical resources. We proceeded to analyze how this phenomenon is present in medical student’s attitude about More Doctors program. We have tried the hypothesis that their reaction against doctors from other countries is motivated by in-group fostering, and that this effect is overpowered by the prejudice motivated by the doctor’s nacionalities. The research was made with 259 medical students placed at random according the origins of the doctors that will be assigned (Cuban vs. Spanish, Portuguese vs. Brazilian). The students show us who they approve it. Studies prove it that the students approve only Brazilian doctors on the job, and are against of doctors that are from other countries. In the panels we talked about those kinds of attitudes about the program More Doctors as indicators of social tensions underlying the resources distributions socially valued and motivated by identity bias.

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Author Biographies

Clarissa Maria Dubeux Lopes Barros, Universidade Federal da Paraíba

Possui Graduação em Psicologia, Especialização e Mestrado em Psicologia Clínica pela Universidade Católica de Pernambuco (UNICAP). Doutora em Psicologia Social pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Realizou estágio doutoral no Instituto de Ciências Sociais - Universidade de Lisboa. Tem experiência na área de Psicologia, atuando especialmente nos seguintes temas: Preconceito e Discriminação; Imigração; Saúde e Cultura; Psicanálise.

Ana Raquel Rosas Torres, Universidade Federal da Paraíba

Possui graduação em Psicologia (1988), mestrado em Psicologia (Psicologia Social) pela Universidade Federal da Paraíba (1992), doutorado em Psicologia pela University of Kent at Canterbury (Grã-Bretanha, 1996) e pós-doutorado em Psicologia Social pela Université de Provence (França, 2006). Foi professora titular da Pontifícia Universidade Católica de Goiás entre 1997-2009. Atualmente é professora adjunta da Universidade Federal da Paraíba, lecionando na graduação em Psicologia e no mestrado e doutorado em Psicologia Social. Tem experiência na área de Psicologia, com ênfase em Processos Grupais e de Comunicação, atuando principalmente nos seguintes temas: preconceito e discriminação, identidade social e psicologia social do trabalho. Tem também experiência na área de saúde e meio ambiente.

Departamento de Pós Graduação em Psicologia Social da Universidade Federal da Paraíba

Cicero Roberto Pereira, Universidade Federal da Paraíba

Cicero Roberto Pereira estudou na Escola Estadual de Patos (CEPA), formou-se em Psicologia e obteve mestrado em Psicologia Social na Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Doutorou-se em Psicologia Social pelo Instituto Universitário de Lisboa (ISCTE-IUL) com uma tese sobre a relação entre o preconceito e a discriminação em contextos anti-preconceito. Desenvolveu estudos pós-doutorais no Instituto de Ciências Sociais da Universidade de Lisboa. Tem centrado a sua atividade docente na formação de recursos humanos altamente qualificados. Atualmente Coordena o Programa de Pós-Graduação em Psicologia Social da Universidade Federal da Paraíba. Tem experiência como líder de grupos de investigação nacionais e internacionais e na coordenação de projetos de pesquisa financiados por por meio de processos altamente competitivos. Inaugurou uma linha de pesquisa que é referência internacional no domínio das relações sociais racializadas, especificamente no estudo do papel da legitimação das diversas formas de discriminação em diferentes contextos normativos. É bolsista de produtividade em pesquisa (PQ) do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico.

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Published

2017-03-30

How to Cite

Barros, C. M. D. L., Torres, A. R. R., & Pereira, C. R. (2017). Medical students attitudes towards the “more doctors” reveals favouring ingroup. Psico, 48(1), 12–20. https://doi.org/10.15448/1980-8623.2017.1.23871

Issue

Section

Articles